sábado, 26 de junho de 2010

Chegou a hora de uma mulher governar o Brasil!

Mulheres administram melhor

o orçamento familiar


  As mulheres são mais sensatas na hora de sustentar a família. Quando elas chefiam a casa, o orçamento familiar é aplicado com mais eficácia e o dinheiro rende mais. A constatação é da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que ouviu mais de 60 mil famílias em 2008.
O cenário, divulgado na última quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela a realidade de famílias como a da professora Marley Oliveira Silva, de 30 anos, que vive em Montalvânia (MG).
“Se temos a responsabilidade de cuidar da casa, deixamos de lado as futilidades. Quando meu marido perdeu o emprego consegui sustentar a família com a metade do dinheiro. Claro que nem tudo dava para comprar, mas mantive bem a casa”.
A corretora de imóveis Shirley Bezerra, 32 anos, concorda com Marley. “Acho que a mulher é mais responsável e busca sempre o bem estar da casa”, defende, acrescentando que nem sempre consegue controlar o impulso de gastos supérfluos.
Mais dinheiro no bolso dos brasileiros
A Pesquisa também mostra que, com o governo Lula, mais brasileiros estão conseguindo pagar suas contas por mês. De acordo com o levantamento, 32% dos entrevistados com os menores rendimentos gastam um valor menor ou igual ao que ganham. Esse percentual melhorou 17% em relação a mesma pesquisa realizada em 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso.
Marley reafirma essa tendência e considera que os gastos de sua família melhoraram nos últimos anos. “Hoje conseguimos comprar coisas que antes o dinheiro não dava”, conta. “O meu salário não é alto, mas hoje já consigo pensar em um carro próprio e estou programando o financiamento da minha casa”.
Como Marley, muitas famílias também estão gastando seu orçamento com bens duráveis, como a casa própria, ou com investimentos. Para esse fim, eles reservam uma média de R$ 152,00 do seu orçamento.
As famílias brasileiras têm renda mensal de R$ 2.626,31, em média. A maioria delas gasta cerca de 75% do seu consumo com alimentação, habitação e transporte. O combate à fome, que foi uma preocupação constante do presidente Lula, também pode ser sentido na Pesquisa. Para 64% das famílias há alimentos suficientes até o final do mês, ou seja, 11% a mais que 2002.
Outro dado importante da Pesquisa revela que a diferença entre a despesa entre os 10% das famílias mais ricas, contra os 40% das mais pobres caiu em 0,5% nos últimos seis anos.

In: http://www.mulherescomdilma.com.br/?p=4795

Nenhum comentário: