quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cancei da sua demagogia política, Marina!

MARINA , A VERDADE DÓI

JANIO DE FREITAS
Saída independente


A confusão entre o que foi do PV e o que foi de Marina Silva, no desempenho do 1º turno, requer ponderações


SOB A "INDEPENDÊNCIA" decidida pelo Partido Verde no segundo turno, ficou um truque para superar a situação embaraçosa que sugeria descambar para a divisão. A independência não se perderia apenas pelo apoio a um ou outro candidato. A depender de como isso se fizesse, poderia até afirmá-la. Mas entre as eminências verdes há uma corrente seduzida pelo oportunismo, no pior sentido, e as negadas conversas com José Serra ocorreram, de fato.
Neutralidade, que afinal é a posição de equidistância adotada, era pouco como bandeira para os contrários a negociações. Sempre caberia opor-lhe argumentos de pragmatismo político, o mesmo que levara a participações no governo de Lula e em outros, até no pefelista-demista de Cesar Maia. Diante disso, a palavra e o conceito de neutralidade foram sufocados. Em seu lugar foi posta a "independência" como primeira grande atração para o "projeto Marina presidente em 2014". Ficar contra "independência" e, ainda por cima, contra o projeto, era demais para os oportunistas: melhor serem oportunistas ali mesmo.
Em habilidades e ardis, os verdes parecem prontos para o salto. Mas a confusão entre o que foi seu e o que foi de Marina Silva, em pessoa, no bom desempenho de primeiro turno, precisa passar por ponderações. Para não manter a ilusão de que circunstâncias especiais de ontem são garantias de um futuro certo e fácil.
No http://osinimigosdejoseserra.blogspot.com/

Nenhum comentário: