domingo, 25 de maio de 2014

Cara Hilda Suzana, aqueles que teimam em voltar ao sombrio passado, não olham para o povo e sim para os próprios interesse. Estamos contigo, Somos Dilma.

"Lembro de como acharam impossível gerar tantos empregos como Lula prometia. Não sei, mas talvez você que agora esteja lendo, seja um(a) daqueles (as) que entravam nas enormes filas e ao final do dia, cansados e estressados, retornavam aos seus lares, desempregados.  Como era ruim não ter muitas esperanças e somente não desistir porque a coragem nunca nos faltou. Pode ser, quem sabe, um (a) trabalhador (a) que nasceu sob o aluguel de moradia, cresceu e  viveu trabalhando por este sonho que mais parecia impossível.  Emprego, moradia e um prato de comida. Pouca coisa, mas que trazem um sentido de resgate de dignidade como nenhum outro. É preciso somarmos ainda nesse revigoramento de lembranças o tamanho do salário mínimo, dos programas sociais... Parece que há entre o hoje e o passado um mar enorme separando-os. Várias gerações começavam a estudar, uns concluíam o fundamental ou um pouco mais e logo a necessidade de trabalho e a oferta e custo das vagas em universidades, desestimulavam o aprendizado.  Ninguém pensava no FIES, no PROUNI, no PRONATEC. 
Hoje os tempos são outros. O passado teima em querer nos impor as piores lembranças e desavergonhadamente, sem o menor pudor, procura tumultuar a compreensão e nos levar ao erro. Já dizia minha avó que a sabedoria está em compreender as artimanhas, os embustes e até respeitar os embusteiros porque cumprem seu papel, é de sua natureza o exercício de enganar. Não se pode transformar óleo em água, nem sal em açúcar, ainda que tenham semelhanças, suas naturezas são completamente diferentes. Cuidar de um Brasil para trabalhadores e trabalhadoras, necessariamente, há de ser por alguém que tenha essa origem, essa natureza, obviamente não será um patrão por mais generoso que seja que irá defender interesses de trabalhadores e trabalhadoras, porque essa não é sua natureza. 
 Por isso, eu sou Dilma."

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário: