sexta-feira, 27 de agosto de 2010

“Como posso orientar os meus alunos a serem cidadãos críticos, sabedores dos seus direitos e deveres na sociedade, enquanto eu como educadora sou privada de falar o que penso, reivindicar os meus direitos de forma democrática?"


Descaso do prefeito para com a educação




                                                NOTA PÚBLICA

APLB / SINDICATO DELEGACIA HIDROELÉTRICA


Nós, Profissionais da Educação Pública Municipal, vimos tornar público o resultado da reunião do governo municipal, dizendo que convidaria o Sindicato somente após as eleições de outubro. O Sindicato e a comissão retirada da categoria na manifestação de 24 de agosto saíram indignados com a forma que o Prefeito se manifestou. No mesmo dia realizamos assembleia, e a categoria não aceitou a resposta do prefeito.
Foi decidido paralisar nos dias 25 e 26 de Agosto, com passeatas nos bairros e Centro de Paulo Afonso. Porém, os Profissionais da Educação sofreram retaliações e foram intimidados por alguns diretores; O governo, demonstrando tamanha falta de compromisso com a Educação, substituiu professores com pessoal de secretaria, merendeira e até vigilante, mostrando que pode tudo, inclusive brincar com a Educação.
Por motivo de esclarecimento, é bom lembrar que os dirigentes sindicais fazem manifestações mediante aprovação da categoria. Os profissionais da Educação, presentes no evento do governador, não foram protestar, porque se desejassem isto, estariam presentes na Praça das Mangueiras, conforme divulgação do Sindicato. Infelizmente, quem depende de quem está no poder, deturpa a política sindical para destruir o movimento social organizado, estes são os “fazedores de notícias”.

Para finalizarmos, citaremos partes de um texto chamado manifesto de uma educadora:

“Como posso orientar os meus alunos a serem cidadãos críticos, sabedores dos seus direitos e deveres na sociedade, enquanto eu como educadora sou privada de falar o que penso, reivindicar os meus direitos de forma democrática? Porém hoje, para minha surpresa vejo todas elas de forma sutil e delicada, tentando abafar o grito daqueles que aprenderam a pensar, a refletir, questionar e lutar pelos seus direitos...”
“Em meio a tudo isso, grito em silêncio: - vocês também são professores!! Todos os governantes, não importa o partido, são semelhantes como as ondas do mar...vão e vêm, e vêm e vão... E nós continuamos a nossa jornada, sendo... Professores.”

Nenhum comentário: