Denúncia recebida pelo Ministério Público(na cidade de Paulo Afonso - BA, grifo nosso), aponta para a distribuição de materiais de construção a eleitores, supostamente para favorecer as candidaturas apoiadas pelo prefeito Anilton Bastos (DEM).
Manchete no site: http://www.ozildoalves.com.br/internas/read/?id=6113 - 01/10/10 17h56m - Paulo Afonso - BA
1º Passo – Identificar um ato de corrupção
Compra de votos: Oferta ou doação de qualquer coisa ao eleitor – como dinheiro, presentes, material de construção, emprego, serviços médicos ou de advogados – em troca de seu voto. A simples oferta já é motivo para que o candidato seja cassado.
Uso eleitoral da Máquina Pública: utilização do dinheiro público para pagamento de despesas de campanha, ou de prédios, equipamentos, carros ofi ciais e outros bens públicos por candidatos.
Boca de urna: tentativa de influenciar o voto do eleitor no dia das eleições, com a distribuição de folhetos do candidato, entrega de brindes, uso de carros de som e realização de comícios.
2º Passo – Coletar Provas
O simples testemunho do eleitor é muito importante para a Justiça Eleitoral determinar a cassação de um político. Mas se o eleitor puder juntar provas, como fotos, gravações, folhetos, telefonemas, emails, será mais fácil provar a culpa do candidato e tirá-lo do páreo.
3º Passo – Denunciar
A denúncia pode ser feita diretamente à Promotoria Eleitoral, à Polícia Federal, ao juiz eleitoral, ou a um Comitê 9840 (veja www.lei9840.org.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário