sábado, 11 de dezembro de 2010

Então, fica assim: nossa imprensa é livre enquanto não ameaça nossos interesses. Que demagogia!

WIKILEAKS:"É como dizem: vaca dos outros pode mugir, já as nossas devem ficar quietas", disse o premiê Vladimir Putin

Caça a site e fundador provoca críticas ao "país das liberdades"

DO "NEW YORK TIMES"

O cerco ao WikiLeaks liderado pelos EUA, autoproclamados bastiões da liberdade e da democracia, já motivou duras críticas quanto a uma suposta hipocrisia e arrogância imperial, até entre alguns países aliados na Europa.
Embora o governo americano ainda não tenha feito acusações formais contra o fundador do WikiLeaks -o que deverá fazer-, as críticas a Julian Assange e ao site vão de "terrorismo" a "ataque à comunidade internacional".
Para John Naughton, que escreve no "Guardian" -um dos veículos a receber vazamentos que constrangeram a Casa Branca-, "é uma deliciosa ironia que as assim chamadas democracias liberais estejam clamando pelo fechamento do WikiLeaks".
Há cerca de um ano, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, fez apaixonado discurso em defesa da liberdade na internet em resposta à ações do governo da China contra o Google.
"Mesmo em países autoritários, redes de informação têm ajudado pessoas a descobrir novos fatos e feito governos mais transparentes", afirmou Hillary, no que para Naughton parece aos olhos de hoje mais uma "sátira".
A pressão dos EUA, que para muitos motivou ações de empresas contra o WikiLeaks, foi ainda criticada por jornais na Alemanha e França e pelo governo russo.
"É como dizem: vaca dos outros pode mugir, já as nossas devem ficar quietas", disse o premiê Vladimir Putin.

No http://aposentadoinvocado1.blogspot.com/

Nenhum comentário: