sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Presidenta nota 10

‘The Economist’ avalia governo de Dilma Rousseff como ‘promissor’

Foto: ReproduçãoAo analisar o início do mandato da presidente Dilma Rousseff, a revista “The Economist” desta semana avaliou que o governo dela tem um futuro promissor.
“Alguns brasileiros (e alguns jornais que aprovavam o oponente) se preocupavam pela possibilidade de ela ser ideologicamente mais esquerdista do que o pragmático Lula. A evidência de suas primeiras seis semanas no cargo é reconfortante”, analisa. “Rousseff claramente pretende ser uma administradora eficiente. O que os próximos meses irão mostrar é se ela também tem habilidade política para extrair uma reforma de uma voraz coalizão do Congresso. Ela tem as qualidades de uma boa presidente. Mas, os testes reais ainda estão por vir”, afirma. 
Por mais que a publicação tenha destacado o crescimento econômico e o progresso na área social conquistados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela lembrou da ausência de uma reforma tributária. Também foi lembrada a Copa de 2014, que será uma espécie de teste para a presidente.
Em relação à postura pessoal de Dilma, a revista a comparou a Lula e analisou sua discrição e afirmou que isso não impede que ela passe claramente seus recados a seus auxiliares.
“Ela pode sustentar um crescimento mais rápido sem sacrificar a estabilidade econômica? Aqui a tarefa não é fácil”, avalia a revista, que em relação à política externa diz que Dilma será avaliada na questão econômica.

Nenhum comentário: