domingo, 10 de abril de 2011

AMPA - Associação de Mulheres de Paulo Afonso

Pauloafonsinas se reúnem para retomar as atividades da AMPA - Associação de Mulheres de Paulo Afonso

Redação
redacao@ozildoalves.com.br



Na última quinta-feira (07) às 19 horas, no plenário da câmara municipal de vereadores, mulheres pioneiras, outras recém-chegadas na luta pelos diretos da mulher se reuniram para retomar os trabalhos da AMPA. Pois a política de gênero vem conquistando espaço a cada dia, em Paulo Afonso não seria diferente, até por que o histórico de luta de bravas guerreiras no município, fez com que hoje tenhamos uma rede referencia de atendimento a mulher.



"A improdutividade é a primeira violência sofrida pela maioria das mulheres, Pauloafonsinas".
Fundada em 08 de março de 1997, a AMPA - Associação de Mulheres de Paulo Afonso sempre teve como foco principal o combate à violência contra a mulher. Pioneira na luta pela criação da delegacia da mulher teve como parceira a saudosa promotora Dra. Isabel Adelaida que até hoje é uma das associadas da entidade apesar de morar em salvador.
Segundo a professora Quitéria, presidente da AMPA a criação de alternativas de renda para as mulheres é urgente, os recursos existem, basta que as mulheres se organizem. O artesanato de Paulo Afonso vem de outras cidades, assim o artesanato local não é propagado e perde espaço por falta de apoio. A associação de mulheres pretende trazer os mais variados cursos de capacitação para os grupos de mulheres associadas, inclusive na construção civil. Sabemos que a mulher hoje se destaca nesta área, por ser muito observadora, dando excelente rendimento.
As mulheres comemoram esta nova etapa da entidade e apostam na criação de várias cooperativas e no desenvolvimento do artesanato local. "Paulo Afonso tem que ter a oportunidade de ter o artesanato que retrate sua cultura. Não podemos continuar oferecendo aos nossos turistas o artesanato de caruaru".
A AMPA conta com parceiras importantes, como Marileide Brasil (Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher),Tânia Mendonça (Consultora Nacional do SEBRAE)...
A comissão provisória da AMPA ficou assim constituída:
Quitéria Maria Ferreira; Marileide Luna Brasil; Maria Quitéria Delgado; Ângela Santana; Isabel Alves Teixeira e Ivoneis Sedrins.
Com informações da professora Quitéria.
No http://www.ozildoalves.com.br/internas/read/?id=8312

Nenhum comentário: