Economia
Renato Meirelles
Datapopular
05.07.2012 17:06
Mulheres, carreira, beleza e comportamento
Elas
estão em todos os lugares e hoje ocupam profissões que outrora eram
predominantemente masculinas. Cuidam do orçamento familiar, da educação
dos filhos, da casa e ainda sabe-se lá onde encontram tempo para
investir na manutenção da aparência.
A valorização da carreira influenciou a mulher a cuidar mais de si mesma. |
A proporção de mulheres trabalhando com carteira assinada aumentou
sensivelmente na última década. Se em 2002, do total da população
feminina com idade entre 16 e 60 anos, duas em cada dez estavam
trabalhando no mercado formal, neste ano são três em cada dez.
A valorização da carreira influenciou essa mulher a cuidar mais de si
mesma. Ela percebeu que para ter destaque no mercado de trabalho
precisa estar bem apresentável e isso inclui não apenas uma vestimenta
adequada, mas também um cabelo bem cuidado e uma maquiagem bem feita.
Cuidar de si mesma melhora a autoestima e consequentemente as deixa mais
seguras para encarar uma reunião com o chefe, ambicionar uma promoção e
até mesmo mudar de emprego.
Andando pelas grandes cidades não é difícil encontrar mulheres se
maquiando em ônibus, metrôs e trens, aproveitando o tempo desperdiçado
no trânsito entre suas casas e locais de trabalho. Isso é uma prova
inquestionável do que estamos identificando nas pesquisas de
comportamento realizadas pelo Data Popular.
Investimento em educação também não é descartado por elas. De um
terço das mulheres que costumam guardar algum dinheiro, 40,7% objetivam
realizar um sonho pessoal, seja a universidade, o curso
profissionalizante ou mesmo a viagem dos sonhos e a realização da
cirurgia plástica.
Isto, porque 44,8% das mulheres começam a ultrapassar a zona de peso
ideal, segundo o IMC (Índice de Massa Corporal). Entre as hipóteses para
esse aumento do sobrepeso e da obesidade está a de que as mulheres
estão se alimentado mais fora de casa por conta do trabalho, e muitas
vezes falta tempo para o arroz e feijão. Elas acabam optando pela
cultura americanizada do fast food, que já chegou ao Brasil há um bom
tempo.
Entretanto o seu ideal de beleza não é aquele exibido nas passarelas,
através dos corpos esguios das modelos. A mulher brasileira ambiciona
um corpo curvilíneo, mas próximo das suas origens; ela valoriza os seus
contornos e até acha bonito um volume corporal no quadril, por exemplo.
Num estudo recente, apresentamos três perfis de corpos de mulheres: o
da Juliana Paes, Gisele Bündchen e Geisy Arruda, todas sem mostrar seus
rostos. O curioso foi identificar que sete entre dez mulheres
brasileiras concordaram que o corpo da Geisy era o mais atraente, ou
seja, um biótipo mais próximo ao corpo da mulher brasileira.
Juliana, apesar de curvilínea, apareceu mais magra em campanhas
recentes, e o corpo da Gisele mal foi citado. Acreditamos que, como as
mulheres da Nova Classe Média representam a maioria das mulheres
brasileiras, seus valores de brasilidade, presentes inclusive nas formas
mais abundantes, prevaleceu nesta pesquisa. O ideal de magreza, nesse
sentido, é oriundo das Classes A e B, que se espelham em padrões
internacionais, presentes no mundo das passarelas.
Contrastes de percepção de imagem também aparecem quando o assunto é
cabelo. Embora o liso e comprido seja preferência nacional, quando
separamos essas mulheres pela cor da pele, é nítida a preferência das
negras pelos cabelos cacheados, que valorizam mais seu biótipo natural. E
se levarmos em consideração que a maioria das mulheres da Nova Classe
Média é negra, é possível sentir sua influência no estudo, que também
mostra que a importância que estas mulheres dão a produtos de beleza
cresceu nos últimos anos.
Embora não sejam as únicas responsáveis pelos gastos com produtos e
serviços de beleza e cuidados pessoais, as mulheres determinam grande
parte do dinheiro nessa categoria. Neste ano, os brasileiros gastaram
53,5 bilhões de reais com este segmento. Um mercado nada desprezível
para as empresas.
No http://www.cartacapital.com.br/economia/mulheres-carreira-beleza-e-comportamento/
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