quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Hereda destacou que o Construcard pode ser usado em mais de 65 mil estabelecimento no país. Os interessados, no entanto, devem ter conta-corrente na Caixa para acessar o financiamento. "

Caixa corta juros para material de construção Governo amplia estímulos ao consumo visando sustentar a retomada do crescimento


Caixa corta juros para material de construção Governo amplia estímulos ao consumo visando sustentar a retomada do crescimento

DECO BANCILLON

Prazo de pagamento de produtos destinados à reforma da casa ou do apartamento passa de 60 para 96 meses (Igo Estrela/Esp. CB/D.A Press - 10/6/08)
 

Prazo de pagamento de produtos destinados à reforma da casa ou do apartamento passa de 60 para 96 meses
O governo decidiu dar um estímulo a mais ao consumo, com o intuito de reativar a frágil economia do país. Por determinação do Palácio do Planalto, a Caixa Econômica Federal reduziu as taxas de juros cobrada nos financiamentos por meio do Construcard e ampliou os prazos de pagamento. Segundo o banco, a partir de hoje, quem tomar empréstimos para a construção ou a reforma da casa ou do apartamento pagará encargos entre 1,4% e 1,85% ao mês, dependendo do total de prestações. Até então, as taxas variavam entre 1,96% e 2,35% mensais.

Em vez de 60 meses, os financiamentos poderão chegar a 96 parcelas, diluindo o valor a ser desembolsado, uma forma de encaixar melhor as parcelas no orçamento das famílias já endividadas. O presidente do banco, Jorge Hereda, destacou que a redução dos custos ao tomador “tem como principais pilares oferecer as melhores taxas do mercado e facilitar o acesso ao crédito. Para os comerciantes, o estímulo vem em boa hora, uma vez que as vendas de materiais de construção andam em baixa.

Além de reforma e construção, o Construcard pode ser usado para a compra de móveis embutidos, como armários e cozinhas, e sistemas de aquecimento solar. A Caixa informou que dispõe de R$ 5 bilhões para essa linha de crédito até o fim do ano. O valor corresponde a um terço do montante contratado por 1,2 milhão de famílias nos últimos 14 anos, totalizando R$ 15 bilhões.

Hereda destacou que o Construcard pode ser usado em mais de 65 mil estabelecimento no país. Os interessados, no entanto, devem ter conta-corrente na Caixa para acessar o financiamento. Não há limite máximo para o valor liberado pelo banco. O montante dependerá da capacidade de pagamento mensal do cliente. Para os correntistas da Caixa, em muitos casos, o limite pode estar pré-aprovado, bastando fazer a opção pela contratação com o gerente.

A redução dos juros pelos bancos públicos tem sido uma
constante em 2012. Após a presidente Dilma Rousseff ter afirmado que, no Brasil, “os spreads (diferença entre o que pagam aos investidores e o que cobram dos devedores) são muito altos”, houve um movimento de barateamento dos empréstimos e financiamentos — ainda longe do ideal. O governo acredita que há muito espaço para mais cortes, inclusive entre as instituições controladas pelo Tesouro Nacional.

Nenhum comentário: