quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama venceu. Não sei se isso é bom ou ruim para o mundo. Sei que Romney seria pior. Parabéns, Obama, Presidente dos EUA!

Obama teve forte apoio de minorias e mulheres para conquistar reeleição

Presidente venceu em sete de nove Estados-chave e com cerca de 700 mil votos a mais que seu rival na votação popular nacional

Leda Balbino - enviada a Chicago | - Atualizada às


AP
O presidente reeleito dos EUA, Barack Obama, celebra vitória com a família em Chicago

Para conquistar sua reeleição na terça-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, contou com o voto dos hispânicos, mulheres e moderados nacionalmente e em sete dos nove swing states (Estados-pêndulo, em tradução livre), que eram considerados cruciais pelo fato de as pesquisas de intenção de voto indicarem que não tinham um resultado definido.
Com uma diferença de cerca de 700 mil votos, Obama obteve uma vitória apertada sobre o candidato republicano, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, na votação nacional popular, mas venceu de forma ampla no que interessava: a disputa pelos votos do Colégio Eleitoral. Indireta, a eleição americana não é decidida pelos votos populares, mas por disputas Estado a Estado e seus respectivos delegados no órgão de 538 membros.
Dos nove Estados em jogo, Obama venceu no Colorado, Iowa, Nevada, New Hampshire, Ohio, Virgínia e Wisconsin, enquanto Romney ganhou na Carolina do Norte. O resultado da Flórida ainda está muito indefinido para que seja declarado um vencedor. Com as vitórias, o líder americano obteve ao menos 303 votos no Colégio Eleitoral, enquanto seu rival ficou com 206.
Obama, que em 2008 se tornou o primeiro presidente negro dos EUA, continuou a fazer história na terça-feira ao se tornar o primeiro líder a ser reeleito desde Franklin Roosevelt (1933-1945) com uma taxa de desemprego tão alta quanto a de agora: 7,9% em outubro. Os índices ainda são efeito do fato de o país ter passado, depois de 2008, por sua pior recessão desde a Grande Depressão dos anos 30.
De acordo com pesquisas de boca de urna, Obama recebeu forte apoio do eleitorado feminino, assim como de negros e hispânicos, grupos que também pavimentaram sua vitória há quatro anos. Segundo o New York Times, os latinos representaram um em cada dez eleitores em nível nacional e votaram a favor do presidente em números maiores do que em 2008, fazendo diferença nos cruciais Colorado e Nevada.

No http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-11-07/obama-teve-forte-apoio-de-minorias-e-mulheres-para-conquistar-reeleicao.html

Nenhum comentário: