sábado, 28 de maio de 2011

CPI para tráfico de pessoas

CPIS / TRÁFICO DE PESSOAS
27/05/2011 – 16h35


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico nacional e internacional de pessoas realiza, na terça-feira (31), às 11h, audiência pública sobre o tema, quando serão ouvidos representantes de entidades governamentais e organizações da sociedade.
Proposta pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA), a comissão vai investigar a máfia que, segundo o requerimento de criação, movimenta todos os anos pelo menos US$ 32 bilhões e afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas. “O tráfico de pessoas é uma das atividades ilegais mais lucrativas do mundo. Essa rede criminosa envolve violações a direitos humanos, exploração de mão de obra escrava, exploração sexual comercial e até tráfico de órgãos”, justificou ainda a senadora no requerimento.

Para o debate, foram convidados o promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NEPT-GO), Haroldo Caetano da Silva; Delano Cerqueira, da Divisão de Direitos Humanos do Departamento de Policia Federal; Rodrigo Vitória, Oficial de Programa – Unidade de Governança e Justiça do Escritório das Nações Unidas para Combate e Prevenção ao Crime (UNODC); e Thiago Tavares Nunes de Oliveira, presidente da SaferNet Brasil, organização voltada à defesa de crianças e adolescentes na internet.
Integram a CPI os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), Angela Portela (PT-RR), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Waldemir Moka (PMDB-MS), Paulo Davim (PV-RN), Marinor Brito (PSOL-PA), Randolfe Rodrigues (PSOL-PA), como titulares; e Lídice da Mata (PSB-BA), Cristovam Buarque (PDT-DF), Ricardo Ferraço (PMDB-MA) e João Alberto Souza (PMDB-MA), como suplentes.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
No http://blogdadilma.blog.br/2011/05/cpi-do-trafico-de-pessoas-realiza-audiencia-na-terca.html#more-70669

Nenhum comentário: