sábado, 7 de maio de 2011

É isso aí, Sérgio, a fusão local (Paulo Afonso/BA) PT e DEM não dá! Acorda militância PTista! Vamos por um fim nas ideias alucinógenas dessa dupla exterminadora de partidos!

AS RAZÕES DA POLÍTICA OU A POLÍTICA DA RAZÃO


Encerrado o processo eleitoral de 2010, começou a circular uma série de comentários, na mídia eletrônica de Paulo Afonso e região, sobre a aproximação entre o prefeito Anilton Bastos (DEM) e o deputado estadual Paulo Rangel (PT), com a possibilidade da vinda de Anilton para um partido da base aliada do governo Wagner e uma provável aliança entre Anilton e Paulo Rangel para as eleições municipais em 2012. Desde então tenho acompanhado e analisado o noticiário na intenção de compreender as “razões” destas movimentações políticas.
Do ponto de vista do prefeito Anilton Bastos me parece lógico querer se aproximar da base aliada do governo, pois ele precisa sair da condição de isolamento político em que sua gestão se encontra, em virtude da completa derrota eleitoral do seu grupo político em 2010. Ou seja, ele precisa do apoio dos governos estadual e federal para alavancar a sua administração, que até agora não disse a que veio. Segundo recentes pesquisas eleitorais, se a eleição fosse hoje dificilmente Anilton seria reeleito. Portanto, para ele é interessante e até mesmo necessário, entrar na disputa eleitoral figurando como liderança da base aliada e com o apoio do deputado Paulo Rangel, o que não significa que terá o apoio da militância do PT, visto que historicamente sempre foi de um partido contrário ao PT e seu programa político, fato reconhecido por todos, mas principalmente pelos militantes e simpatizantes do PT. Cabem aqui algumas interrogações: Estaria Anilton disposto a romper com a liderança de Luiz de Deus e Aleluia, e sua plataforma política neoliberal? Abraçaria ele o programa da revolução democrática, posto em prática pelos governos estadual e federal? Anilton apoiaria o PT na sucessão estadual e federal em 2014? Apoiaria Paulo Rangel para deputado em 2014, ou para prefeito em 2016? O seu histórico e seus interesses políticos de grupo nos permitem acreditar que tais hipóteses são improváveis. Quem viver verá!
O deputado Paulo Rangel vem se movimentando, desde a eleição de 2010, no sentido de ganhar para si o apoio da base política do prefeito Anilton Bastos, leia-se a base de Luiz de Deus e Aleluia. Contudo, não conseguiu o seu intento, visto que esta base apoiou de forma resoluta o deputado estadual Elmar Nascimento (PR), segundo mais votado em Paulo Afonso, e a votação local de Paulo Rangel foi muito aquém do esperado. É de se questionar: Quais os interesses de Paulo Rangel em postular uma aliança com o grupo político de Anilton Bastos, Luiz de Deus e Aleluia? Apoiar a reeleição de Anilton em troca do apoio deste à sua reeleição para deputado estadual, ou até mesmo para deputado federal em 2014? Pleitear o apoio de Anilton para uma candidatura sua a prefeito em 2016? Ou ainda conquistar o apoio de Anilton e seu grupo para o PT, na sucessão de Wagner e Dilma em 2014? Dentre estes interesses qual seria o principal? Ou seriam todos estes? O fato é que, para qualquer observador da política pauloafonsina, é difícil crer que Anilton Bastos, Luiz de Deus e seu grupo se submetam aos interesses do deputado Paulo Rangel. Nem mesmo Nicolau Maquiavel, grande pensador italiano e precursor da ciência política, autor de “O Príncipe”, verdadeiro manual de como conquistar e manter o poder político, apostaria neste tipo de “estratégia política”, ou seria “malabarismo político”?
Alem destas questões a verdade é que Dilma e Wagner tiveram uma vitória maiúscula em 2010 no Brasil, na Bahia e em Paulo Afonso. Ambos se elegeram com folga e fizeram expressiva maioria parlamentar, de forma que não se faz necessário o apoio de Anilton e seu grupo político, para que o governo tenha estabilidade política. O grupo político de Anilton,  Luiz de Deus e Aleluia encontra-se derrotado e isolado em Paulo Afonso, sendo a prefeitura sua ultima trincheira. O prefeito Anilton tem feito uma gestão medíocre até agora, ocasionando graves problemas sociais, principalmente na área da saúde pública. Não é por acaso que pesquisas eleitorais têm apontado a derrota do prefeito diante da oposição, que saiu extremamente fortalecida das eleições em 2010, e que se conseguir se unir em torno de uma candidatura comum dificilmente será derrotada em 2012.
É, portanto, incompreensível, e até mesmo irracional, pleitear apoio e aliança com o grupo político do prefeito Anilton Bastos. Mas, são “as razões da política”...
Seria bem melhor praticar a “política da razão”.



Sérgio Ricardo Lima Bezerra.
Sociólogo e Cientista Político, membro da Executiva Municipal do PT Paulo Afonso.

Nenhum comentário: