sábado, 22 de janeiro de 2011

Luiza Perdigão - ameaçada de morte por implantar o Plano de Reordenamento do Comércio Ambulante do Centro de Fortaleza.

Todo apoio à secretária Luiza Perdigão

Enviado pelo editor do Blog da Dilma em Fortaleza, Cartaxo Arruda
Artigo do Messias Pontes para 19.01.11
É injustificável e revoltante a tentativa de setores marginais impedirem que a lei seja cumprida, notadamente quando agentes do Estado, em flagrante desvio de conduta, ameaçam quem, com coragem e determinação, cumpre com as suas obrigações. A sociedade fortalezense, felizmente, já se mobiliza e presta solidariedade à secretária Executiva do Centro, Luiza Perdigão, ameaçada de morte por integrantes de uma milícia comandada por um tenente da Polícia Militar que já foi expulso da corporação, tendo retornado por decisão judicial.
Todos têm o direito de buscar o sustento de seus familiares, porém isto tem de ser através do trabalho digno. Os que ameaçam a secretária Executiva do Centro estão à margem da lei já que dão proteção aos que produzem e vendem CDs e DVDs piratas, violando o direito autoral e infringindo a legislação pertinente.
O ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, bem que tentou fazer cumprir o que determina a lei, mas foi sistematicamente boicotado por policiais civis e militares. Ele tentou ainda realizar uma assepsia no aparelho policial, e aí é que o boicote aumentou. Setores da mídia, notadamente repórteres policiais e a chamada bancada da bala na Assembléia Legislativa nunca deram trégua ao ex-secretário por este não aceitar que a imagem de pessoas suspeitas de delinqüência fosse exposta à execração pública. E isto é o que determina a Constituição Cidadã de 1988.
Luiza Perdigão é uma grata revelação pela coragem, determinação e competência demonstradas em todos os cargos que assumiu, e esses atributos levaram a prefeita Luizianne Lins a convidá-la a ocupar uma das secretarias mais complexas do Município. Para gáudio dos fortalezenses a secretária vem aos poucos resgatando os espaços públicos para o uso comum.
Ela está determinada a implantar o Plano de Reordenamento do Comércio Ambulante do Centro de Fortaleza, e isto tem contrariado interesses daqueles que agem à margem da lei e que estão ameaçando-a de morte. Mais que nunca a solidariedade do conjunto da sociedade é fundamental para que Luiza Perdigão tenha garantida a sua integridade física, bem como de seus familiares, e que execute a contento o que está determinada a fazer.O que também se espera é que o Ministério Público e as entidades de defesa dos direitos humanos saiam da inércia e contribuam para garantir o trabalho da Secretária e a apuração e punição dos culpados.
Mesmo contando com o incondicional apoio do governador Cid Gomes, o então secretário Roberto Monteiro sofreu todo tipo de boicote, retornando frustrado ao seu estado de origem. Contudo o seu sucessor, coronel PM José Bezerra, certamente priorizará o combate à marginalidade e à assepsia nas Polícias Civil e Militar do Estado, em especial o desmantelamento de milícias e a punição dos seus membros.
As ruas e praças não devem mais ser ocupadas desordenadamente, e os trabalhadores ambulantes devem ocupar os espaços adequados que o Poder Público determinar.
 
No http://blogdadilma.blog.br/

Nenhum comentário: