quarta-feira, 23 de março de 2011

Lula fez bem em recusar almoço com Obama

Recusei “apenas um almoço” com Obama, diz Lula

Em entrevista a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou a recusa ao convite para o almoço que sua sucessora, Dilma Rousseff, ofereceu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Lula também criticou a segurança americana, que, durante a visita de Obama, obrigou até ministros do governo federal a serem revistados.

O breve depoimento à Folha foi dado na segunda-feira, durante a festa em que a comunidade árabe homenageou Lula como "o líder da união entre os povos". Confira abaixo a entrevista.

Folha: Por que o senhor recusou o convite da presidente Dilma Rousseff?
Lula: Veja, eu saí do governo há dois meses só.

Folha: Mas era apenas um almoço. Todos os outros ex-presidentes brasileiros foram.
Lula: Todos os outros ex-presidentes foram porque eles saíram do governo faz tempo. É diferente. Acho que a visita do Obama ao Brasil — não pelo que ele anunciou, mas pelo simbolismo da visita dele ao Brasil, à Dilma — era um momento muito importante para ela. Eu não deveria, eu poderia atrapalhar.

Folha: Não foi então uma tomada de posição?
Lula: Não. Veja, eu fui presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. E depois que eu saí, os presidentes que me sucederam podem testemunhar - nem todos estão aqui, mas o Vicentinho [o deputado Vicente Paulo da Silva, que estava na homenagem a Lula] está aí, você pode falar com ele: eu participava do movimento, mas não aparecia em assembleias. Achava que tinha que me retirar.

Folha: O senhor sempre disse que ministro seu que tirasse os sapatos em aeroporto dos EUA para ser revistado, como fez um chanceler do governo FHC, deixaria de ser ministro. E agora nós vimos ministros do governo Dilma sendo revistados pela segurança em território brasileiro.
Lula: A segurança americana exagerou.

Folha: Mas o senhor os demitiria?
Lula: Eu acho que foi um exagero, um exagero.

Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: