domingo, 6 de março de 2011

Prefeito Anilton (DEM/BA) não considera as mulheres.

USURPAÇÃO: Mais uma nota no "samba do crioulo doido"!‏

Tamanho da fonte: Diminuir fonte Aumentar fonte
image
Seção na Câmara em homenagem as mulheres.
O vereador reforçou sua indignação com o tratamento dispensado as mulheres
Depois de dois anos de governo sem apresentar nada de novo na área de saúde, a Prefeitura e sua Secretaria de Saúde tomam por usurpação a autoria da Lei Municipal de Notificação Compulsória (Lei 1.178/2010), que foi do vereador Celso Brito Miranda, que inclusive levou a discussão aos órgãos de defesa da mulher no município, dando robusticidade à mesma. Aprovado pela Câmara em 26 de outubro de 2010, sendo sancionada em fevereiro de 2011.
Durante a última sessão na Câmara, quinta 03/03, que também fazia uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o vereador Celso Brito após um belo discurso às mulheres que fizeram a diferença na história de Paulo Afonso, aproveitou a palestra da Dra. Mirela Santana (DEAM), e demonstrou sua indignação pelo tratamento dado as mulheres no sistema de saúde municipal, como também, pela forma que a prefeitura anunciou Lei 1.178/2010, como de autoria do Executivo. Na matéria publicada no site da PMPA não foi citado o nome do verdadeiro autor, ou deveria no mínimo da Câmara de Vereadores, já que foi aprovada por unanimidade naquela Casa. “Achei muito estranho colocarem uma matéria usurpando da autoria da Lei para fazer pose na foto e ficar de bonzinho para as mulheres. Essa lei foi sancionada em fevereiro de 2010, e até hoje não produziram o formulário de Notificação. Era com isso que ele deveria se preocupar, e não querer ser mais um engenheiro de obras feitas.”, disse o vereador Celso em entrevista.
Já em seu discurso na Câmara o vereador reforçou sua indignação com o tratamento dispensado as mulheres no serviço de saúde municipal, principalmente, “depois de escutar a palestra de Dra. Mirella, de que a cada 100 mulheres que buscam atendimento, 80 denunciam a violência institucional (dados de pesquisa nacional), e esta violência institucional foi estampada durante toda esta semana aqui, aonde nós vimos somente em um PSF cerca de 300 pessoas nas filas, e creio que mais de 70% eram mulheres... E nesta Câmara estive sempre em defesa das mulheres, e quando eu vejo essa violência provocada por um governo que se esqueceu do seu compromisso social, se torna revoltante”, lembrando aos presentes que o município prever no Orçamento de 2011, somente para saúde, mais de 40 milhões de reais.
Diante da luta que está sendo travada pelo estabelecimento de padrões de atendimento de saúde condizentes com a situação econômica da Prefeitura Municipal e as necessidades do povo, o líder da oposição pediu, também, o engajamento dos movimentos das mulheres para que o sistema não pratique a violência institucional. “Peço ao Conselho da Mulher que foi criado por iniciativa popular, que entrem em nossa luta e não deixem acabar com a maternidade do BTN. Não deixem aquelas mulheres sofrerem, pois já estão vindo de moto para serem atendidas no Nair, que está sobrecarregado”. Para exemplificar, o vereador contou o caso de uma adolescente grávida que pediu sua ajuda, nesta quarta, que para conseguir um exame de ultra-som, pois havia caído de moto e estava perdendo líquido amniótico e desde o domingo tem ido ao HMPA, HNAS e PSF, e ninguém a ajudou, e ao ir a Secretaria de Saúde, não a receberam, pois estavam em reunião. E quanto ao primeiro atendimento no HMPA, conta o vereador que “não tiveram nem a decência de encaminhá-la ao plantonista, disseram-lhe simplesmente: ‘aqui não se atende gestante!’ ”. A mesma só foi atendida por volta das 13h no HMPA, do mesmo dia.
Já finalizando suas palavras o vereador comentou que precisa aproveitar os momentos solenes onde estão presentes os formadores de opinião, para mostrar a verdade do que tem ocorrido no município. “A luta que tivemos para melhorar esse sistema de saúde e vê-lo desmantelado, isso dói! Não é vaidade não! É por vermos o quanto contribuímos para o povo de Paulo Afonso, e hoje as gestantes não estão tendo as 7 consultas preconizadas pelo SUS e os 3 ultra-som”, disse o vereador Brito.
Com informações da Assessoria.
No  http://www.noticiasdosertao.com.br/ultimas/mundo/5624-USURPAO-Mais-uma-nota-samba-crioulo-doido.html

Nenhum comentário: