quarta-feira, 23 de março de 2011

Senadora entra em campo para defender transmissão democrática do Brasileirão

Lídice da Mata quer convocar CBF, TVs e Clube dos 13 ao Senado

Na véspera da próxima licitação dos direitos de exibição dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2014, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado vota, na terça-feira (22), o requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para que os envolvidos na polêmica concorrência participem de uma audiência pública sobre o assunto. Ela quer convocar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o líder do Clube dos 13, Fábio Koff, e representantes das emissoras de TVs.

"A intenção é discutir sobre a disputa dos direitos de transmissão dos jogos", afirma a senadora, que quer explicações sobre as negociações que avançam nos bastidores e carecem de transparência. "É a tentativa de entender e ajudar a esclarecer, para a opinião pública e a população, o que está acontecendo; de que maneira o Congresso, como Parlamento, pode contribuir para que essas coisas se resolvam", afirma.

Com a experiência de ter presidido a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, com amplos debates sobre esportes, Lídice diz que “a ideia não é nem tumultuar” os trabalhos. “Sei que tem aí uma CPI de (Anthony) Garotinho (deputado do PR-RJ) sobre Ricardo Teixeira. Não é isso, não vai nessa direção”, detalhou.

Ela justificou que, embora se trate de uma disputa comercial entre empresas, há "interesse público, sim, da sociedade em acompanhar". E completou: "O governo, por exemplo, fez leis para estimular a reorganização dos clubes brasileiros, num momento em que o financiamento dos clubes vira debate no Congresso Nacional".

Uma das referências para a definição das cotas de cada time é a audiência gerada por eles — o que corresponde diretamente às massas de torcedores. “É o povão inclusive. É a paixão de um povo por um esporte, que se transforma em milhões de reais”, diz a senadora.

“É o esporte nacional, a preferência nacional, a paixão nacional. O Campeonato Nacional mobiliza milhões de pessoas e milhões de reais”, agrega. “Tem clubes saindo do Clube dos 13, o Flamengo e o Corinthians estão reivindicando que ganhem mais. O público merece uma explicação deste episódio, que envolve o principal campeonato do país.”

Mundial

A batalha pelo Brasileirão desemboca na Copa do Mundo de 2014. "A respeito da discussão da retransmissão daqueles três minutos a que as outras emissoras têm direito e que a Globo não concorda, a própria Fifa acha que não deve ter", conta Lídice. Ela defende que o assunto não se distancie da sociedade. "Com o passar do tempo e na medida em que se profissionalizam cada vez mais o futebol e os grandes eventos futebolísticos internacionais, isso passa a ser uma coisa cada vez mais de interesse público.”

A consolidação dos formatos do Brasileirão e sua melhora em termos de organização são apontados pela senadora como avanços ameaçados pelo impasse da negociação: “Depois de tantos anos, agora que se conseguiu ter uma tabela permanente, um campeonato mais ou menos estabilizado, acontecem mecanismos de desestabilização. É a preparação dos clubes, é a preparação dos atletas — quem sabe de alguém que vai estar na Copa do Mundo amanhã?”.

Da Redação, com informações do Terra Magazine

Nenhum comentário: