sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cachoeira de Paulo Afonso de braços d'água abertos para você: "venha ver este espetáculo promovido pela grande cheia do rio São Francisco. "

Paulo Afonso: "As águas da Cachoeira, rolam, rolam sem parar..."

Folha Sertaneja
Texto e Fotos: Antônio Galdino


Quando Diogo Andrade Brito escreveu esta música, gravada por Deca do Acordeon e cantada por Edemir Rodrigues, Aroldo Ferreira, José Ivan, Fábio, Jorjão e todos os cantores da terra, as águas da Cachoeira de Paulo Afonso eram abundantes. Diogo nos deixou no dia 30 de janeiro sem ver o retorno das águas da cachoeira que ele exaltou nesta canção.
Antônio Galdino 
Estas muitas águas já haviam inspirado o poeta Castro Alves e trazido o Imperador D. Pedro II para conhecê-las e se apaixonar por elas. “É belíssimo o ponto de que se descobrem sete cachoeiras que se reúnem na grande(...) e algumas grandes fervendo a água em caixão de encontro à montanha que parece querer subir por ela acima; o arco-íris produzido pela poeira da água completava esta cena majestosa(...) Tentar descrever a cachoeira em poucas páginas, e cabalmente, seria impossível, e sinto que o tempo só me permitisse tirar esboços muito imperfeitos.” Escreveu o Imperador D. Pedro II, no seu Diário da Viagem ao Norte do Brasil (Livraria Progresso Editora – Salvador/BA, 1959), quando visitou a Cachoeira de Paulo Afonso em 20 de outubro de 1859.
Antônio Galdino 
Desde esta quinta-feira, 16/02 e na sexta, 17/02, as águas da cachoeira despencam do paredão de granito, ainda tímidas, mas, a partir do sábado e durante todos os dias do carnaval deste ano, a informação é que as águas serão muitas, grandiosas, rolando e fazendo a alegria de fotógrafos e cinegrafistas, num espepetáculo que sempre atrai grande número de visitantes.
Antônio Galdino
Nesses dias – 17 a 21 de fevereiro – a vazão será bem maior que a atual e, com isso, serão formadas muitas outras quedas d`água como o Véu da Noiva (cuja melhor visão é do lado alagoano, no mirante construído no local conhecido como Limpo do Imperador, de onde D. Pedro II vislumbrou “as sete cachoeiras que se reúnem na grande”). Novamente devem se formar as Quedas do Croatá, e a Queda do Capuxu, próxima às quedas dos Drenos de Areia.
Antônio Galdino
Como o fluxo de visitantes será bem maior, e a melhor vista das muitas quedas da Cachoeira de Paulo Afonso será do mirante da Ilha do Urubu, dentro do Roteiro turístico do Complexo da Usinas de Paulo Afonso a Chesf encaminhou um comunicado à imprensa, às agências de viagem e turismo, aos hotéis e aos guias de turismo, aos conselhos municipal e regional de Turismo informando:
Antônio Galdino
“A Chesf, por meio da Administração Regional de Paulo Afonso, comunica à população pauloafonsina e visitantes de outras regiões que, no período de 15 a 21 de fevereiro de 2012, estará procedendo à abertura das comportas do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, com visitação pública.
Notifica, ainda, que no período de 18 a 21 de fevereiro, todo o controle de acesso será pelo Memorial Chesf, que funcionará para atendimento ao visitante das 9h às 16h.
No período de 18 a 21 de fevereiro, o acesso de veículos pela Guarita do Capuxu somente será permitido com autorização prévia do Receptivo Memorial Chesf.
A Chesf deseja a todos uma excelente visita.”
Antônio Galdino
Em outros momentos em que as comportas foram abertas como em 2009, milhares de pessoas visitaram as cachoeiras de Paulo Afonso. Este ano, não será diferente, principalmente porque os hotéís estão com muitas reservas de turistas que preferem fugir do carnaval e descansar.
Antônio Galdino 
Os que ainda desejarem vir para Paulo Afonso nestes dias devem consultar os hotéis e fazer sua reserva. Para isso podem consultar a página de turismo de Paulo Afonso, mantida pelo Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura de Paulo Afonso no site,  www.pauloafonso.ba.gov.br/turismo, onde estão os telefones, endereços e sites de hotéis, pousadas, restaurantes, agências de viagem e outros serviços.
Enquanto se estuda o projeto de abertura periódica da Cachoeira de Paulo Afonso, venha ver este espetáculo promovido pela grande cheia do rio São Francisco.
 
No http://www.ozildoalves.com.br/internas/read/?id=11936

Nenhum comentário: