domingo, 19 de fevereiro de 2012

“Eu levo Lula para a posse, com a maior honra". Fábio Assunção

Gaviões da Fiel empolga torcida com relato da vida do ex-presidente Lula

O corintiano e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pôde aparecer para a festa, mas a Gaviões da Fiel não se deixou abalar com a ausência do homenageado e empolgou a torcida no Anhembi. Sexta a desfilar no segundo dia do carnaval 2012 em São Paulo, a escola fez da vida de Lula motivo para um rápido passeio pela história e pela democracia no país.
Lula assistiu o desfile pela televisão, em seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Ao final do desfile, o ex-presidente ligou para a esposa, Marisa Letícia, que desfilou na escola, e afirmou ter ficado emocionado.
Lula nasceu no agreste pernambucano, exerceu por dois mandatos o cargo mais importante do país e virou tema do enredo com o título “Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação”.
Do primeiro ao último dos cinco setores, a Gaviões da Fiel passou pela infância pobre de Lula em Garanhuns, interior do estado de Pernambuco. Tratou ainda do passado de migrante em São Paulo, do engajamento sindical e da campanha vitoriosa para a presidência da república em 2002. No final, a escola explora a vertente corintiana do político.
Evolução
Em uma posição pouco comum, as baianas foram a primeira ala a desfilar. Por sua vez, a comissão de frente cumpriu a missão de apresentar o enredo apostando na literatura de cordel como referência. O abre-alas, primeira das cinco alegorias, falou sobre a religiosidade do sertanejo e a influência do signo de escorpião na vida de Lula. O segundo carro, “Duelo da democracia contra o dragão da ditadura”, retrata a influência da história do Brasil na trajetória do ex-presidente.
O terceiro carro representou uma barca, uma referência às “caravanas de cidadania”, viagens pelo Brasil promovidas pelo político. A quarta alegoria abordou a posse e foi batizada de “A esperança vence o medo”. Nela, o ator Fábio Assunção desfilou dentro de um Rolls-Royce estilizado. “Eu levo Lula para a posse, com a maior honra", declarou.
Ausência

O ex-presidente luta contra um câncer na laringe, diagnosticado em outubro de 2011. Ele deveria desfilar no último carro da escola, acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e de filhos do casal.
Dona Marisa Letícia disse que, se a Gaviões ficar entre as campeãs, o ex-presidente Lula, que passa por tratamento contra o câncer, pode desfilar na sexta em São Paulo.
Operário-presidente
A bateria da Gaviões da Fiel sofreu uma "transformação" ao chegar ao recuo. Os componentes tiraram as fantasias de operários e viraram presidentes da República. Quem sambou à frente da bateria foi a rainha Tatiane Minerato, acompanhada pela madrinha Sabrina Sato.
Sabrina se machucou com a fantasia e terminou o desfile com dedo sangrando. "Nem senti nada, estou muito emocionada", disse.

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution
No http://esquerdopata.blogspot.com/

Nenhum comentário: