quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

enquanto Alckmin/PSDB ataca cidadãos indefesesos em São Paulo, em Fortaleza Luiziane/PT reduz vulnerabilidade social

Fortaleza reduz vulnerabilidade social

Luizianne Lins - Jornalista e Prefeita de Fortaleza - luiziannelins@bol.com.br
Mais uma vitória para nossa cidade: Fortaleza teve redução de 15% no valor geral dos índices de vulnerabilidade social, conforme pesquisa divulgada no último dia 17 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
No relatório, que analisa a situação de vulnerabilidade e a qualidade de vida das famílias brasileiras, a vulnerabilidade como um todo se apresenta com maior intensidade nas áreas rurais em Alagoas, Maranhão, Piauí, além do interior do Ceará e de Pernambuco. Ainda assim, o Nordeste teve importantes avanços. E Fortaleza obteve êxito, passando de um índice de 27,1 (2003), para 22,8 (2009), implicando num aumento considerável na qualidade de vida do nosso povo.

Não é apenas a renda que determina as condições de vida. Conforme o Ipea, também são levados em conta o acesso ao conhecimento, trabalho, recursos, desenvolvimento infanto-juvenil e condições gerais de habitabilidade. Por isso, entendemos que a mudança ocorrida em Fortaleza é resultado das politicas públicas implementadas nos últimos anos.
Reduzimos as áreas de risco. A cidade vive a maior política habitacional de sua história. A educação é prioridade e, com o novo programa Fortaleza Alfabetizada, combateremos o analfabetismo.
Na assistência social, revertemos a ótica do assistencialismo para uma política de direitos. Os Centros de Referências de Assistência Social (Cras) atendem hoje mais de 24 mil famílias e neles também são realizados os atendimentos do Cadastro Único (311 mil famílias cadastradas) e do Bolsa Família (199 mil). Recentemente, lançamos o Construindo uma Fortaleza sem miséria, programa intersetorial que está dando mais dignidade ao povo necessitado.
Essas ações são reforçadas ainda por atendimento psicossocial, oficinas socioeducativas, melhora da autoestima, oferta de cursos profissionalizantes e atendimento com respeito. Os direitos humanos são fundamentais para esta gestão e certamente contribuiu para o êxito no relatório. Sigamos nessa direção, agindo e reagindo por uma cidade e um povo cada vez mais fortes.
 
No http://dilma13.blogspot.com/2012/02/fortaleza-reduz-vulnerabilidade-social.html#more

Nenhum comentário: