sábado, 27 de outubro de 2012

Decisão em Salvador será apertada. Dela depende a sobrevivência do Carlismo - "No Brasil, Carlismo é a designação dada ao movimento político nascido na Bahia a partir do poder criado no Estado pelo político Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007, um dos mais influentes caciques políticos da história do nordeste... ACM foi eleito deputado estadual e federal pela União Democrática Nacional (UDN). Com o golpe militar de 1964, migrou para a Aliança Renovadora Nacional (Arena), o partido que dava base política à ditadura. Graças a isso, ACM assumiu a prefeitura de Salvador, em 1967, e depois o governo da Bahia, em dois períodos – entre 1971 e 1975 e entre 1979 e 1983."


Eleitor decide se entrega Salvador a Pelegrino ou a 

ACM Neto

Regina Bochicchio
  • Raul Spinassé | Fernando Amorim | Ag. A TARDE
    Diferença de votos entre os candidatos foi pequena no primeiro turno
Pela segunda vez em menos de um mês,  1.881.544  eleitores que votam em Salvador são convocados às urnas, neste domingo, 28, para escolher, entre os candidatos ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT), quem comandará a capital entre os anos de 2013-2016.
Apesar da vitória de Neto sobre Pelegrino no primeiro turno da eleição, a diferença de votos entre os dois foi pequena: apenas de 5.626 votos. No dia 7 de outubro, os votos brancos foram 72.972  e os nulos, 141.443. É justamente essa faixa de mais de 210 mil eleitores que os candidatos tentaram convencer ao longo dos 21 dias de campanha eleitoral neste segundo turno.
A perspectiva de governar a capital baiana é determinante para as eleições de 2014 em ambos os casos. Se conseguir pela primeira vez o comando de Salvador, o PT vê crescerem suas chances de manter-se no governo do Estado, com apoio do prefeito do maior colégio eleitoral da Bahia.
Já para o DEM, conquistar o Palácio Thomé de Souza representa uma  boa expectativa para 2014, quando pode disputar o governo, com nomes como o de Paulo Souto. Mas, também, a chance que o partido tem de ressurgir na cena política local e nacional. 

Nenhum comentário: