segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2011 - retrospectiva das lutas sociais, por Lola Aronovich

2011, UM ANO DE LUTA VALENTE E REPRESSÃO BRUTAL

2011: uma longa jornada, mas que passou voando (na foto, carro pilotado por brasileiros na Argentina-Chile Dakar, em janeiro).

Pra quem tem inveja de não ter vivido 1968, talvez 2011 não tenha deixado muito a desejar. Muitos protestos e revoluções no mundo todo.Eu participei com orgulho da Marcha das Vadias em Fortaleza. Como muita gente sabe, a origem das marchas foi no Canadá, após um policial numa palestra universitária dizer que as mulheres devem parar de se vestirem como "sluts" (vadias) pra não serem estupradas. A primeira Marcha das Vadias no Brasil foi em SP (foto acima).Mas a maior mesmo foi em Brasília, em junho. Mais de mil moças (e moços) tomaram as ruas.
Em agosto, e com objetivos totalmente diferentes, a Marcha das Margaridas juntou em Brasília 70 mil trabalhadoras rurais.2011 contou com pelo menos dois casos tenebrosos de repressão a mulheres (embora não uma repressão institucional). No Brasil, um ex-estudante entrou na escola onde estudava, em Realengo, e abriu fogo, matando dez meninas e dois meninos (um policial conseguiu pará-lo antes que ele matasse mais pessoas). Incrivelmente, a mídia continua não se referindo ao ataque como um crime de ódio (contra um gênero). Na foto, vemos a reação da mãe de uma menina de 12 anos morta no ataque.Em Oslo, Noruega, outro misógino matou 93 pessoas. No seu longo manifesto se vê muito ódio, principalmente contra as mulheres. Muitos membros de grupos masculinistas, tanto aqui quanto em outros países, justificaram os ataques!Com a incontestável crise (colapso?) do capitalismo, dezenas de manifestações do tipo Occupy Wall Street tomaram os EUA, gritando "Somos os 99%!". Uma foto chocante parodiada à exaustão foi a deste policial que lança spray de pimenta num manifestante "rendido" na Universidade da Califórnia.Esta, menos conhecida, mostra a mesma brutalidade: um policial joga spray de pimenta no rosto de uma moça, em Portland.No Chile, os estudantes não arredaram pé das ruas para combater um dos sistemas educacionais mais privatizados do mundo. Na foto, um policial desfere um soco contra um menino.Na USP, em SP, estudantes invadiram a reitoria. Um enorme aparato policial foi armado para reprimi-los. A foto acima é uma pequena amostra.2011 foi o ano da Primavera Árabe. Vários países se revoltaram contra ditaduras históricas. A foto mostra uma manifestante em Cairo comemorando o anúncio da saída de Mubarak, após trinta anos de ditadura apoiada pelos EUA.
Camareiras de hotel em NY protestam na entrada da corte contra o ex-presidente do FMI Dominique Strauss-Kahn. Ele foi inocentado num julgamento que primou pelo machismo, mas pelo menos não tem mais uma carreira política.Australiano beija sua namorada canadense depois que ela é derrubada por policiais num protesto em Vancouver. O protesto de junho não teve motivação política: foi uma revolta por um time de hockey que perdeu o campeonato. Mas a foto é linda, não? Tão amor nos tempos de cólera!
Que 2012 seja um ano mais cheio de revoltas contra um sistema injusto. Isto foi só o começo. Ano que vem tem mais.

No http://escrevalolaescreva.blogspot.com/

Nenhum comentário: