segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Entra em operação comercial o maior parque eólico sul-americano

2 de Janeiro de 2012 - 5h49

Entra em operação comercial o maior parque eólico sul-americano


O Parque Eólico de Rawson (PER), o maior desse tipo na América Latina, construído na província argentina de Chubut, na Patagônia, entrou neste domingo (1º de janeiro) em operação comercial com o despacho da energia gerada por seu primeiro módulo.


Instalado a um custo superior a 144 milhões de dólares, o PER possui uma potência instalada de 80 MW (Megawatts), dos quais 50 ficaram disponíveis para sua utilização.

O Parque Eólico de Rawson permitirá economizar 85 milhões de metros cúbicos de gás natural e reduzir a emissão de 150 mil toneladas de gases de efeito estufa, além de elevar a 300 GWh o volume de energia limpa transportada através do sistema argentino de interconexão.

Em finais de setembro último, a presidente Cristina Fernandez de Kirchner fez a inauguração simbólica desse empreendimento energético ao dar por terminada a montagem dos 27 aero-geradores previstos para a primeira etapa (PER I).

No discurso que fez na ocasião, a mandatária defendeu os investimentos feitos pelo Estado para facilitar o transporte de energia "porque não têm a rentabilidade que a iniciativa privada busca".

A presidente pontuou que no último ano e meio entraram em execução 34 projetos com um total de 910 megawatts e afirmou que quando todas esses investimentos terminarem, "a Argentina vai estar completamente interconectada".

Muto perto do Parque Eólico de Rawson está em construção uma instalação similar em Madryn, onde serão montados 119 aero-geradores que permitirão alcançar os 220 MW de potência instalada.

Prensa Latina


No http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=172356&id_secao=7

Nenhum comentário: