É CRIME – Diga não à xenofobia!
De início, o surgimento deste Tumblr tem a ver com a exposição clara do preconceito contra os nordestinos após as eleições. As acusações foram das mais variadas: ignorantes, vagabundos, atrasados, filhos da puta, etc. Devido à grande repercussão do caso MayaraPetruso, resolvemos coletar os tweets.
Porém, com alguns comentários xenofóbicos dos nordestinos em relação às pessoas de outras regiões, decidimos ampliar o foco e abordar toda e qualquer manifestação de cunho discriminatório.
Clippagem
- Movimento de preconceito regional surge no Twitter
- Regionalismo vira guerra no Twitter com vitória de Dilma no Nordeste
- Xenofobia, não!
- Embate Norte e Nordeste x Sul e Sudeste agita o Twitter
- Após vitória de Dilma, internautas enviam mensagens contra nordestinos pelo Twitter
- Redes sociais revelam orgulho e preconceito em relação ao Nordeste
- Vitória de Dilma gera ataques preconceituosos contra nordestinos no Twitter
No
Xenofobia (do grego ξένος, translit. xénos: "estrangeiro"; e φόβος, translit. phóbos: "medo."[1] é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, [2] a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que veem de fora do seu país.
A xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações e percepções do ingroup ou endogrupo em relação ao outgroup ou exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desenho de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza.[3] Xenofobia pode também assumir a forma de uma "exaltação acrítica de outra cultura" à qual se atribui "uma qualidade irreal, estereotipada e exótica.[4] A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia.
No http://pt.wikipedia.org/wiki/Xenofobia
Nenhum comentário:
Postar um comentário