terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ley de Medios e controle e remoto neles!

jornal nacional bajula Dilma com medo da Ley de Medios

    No Brasil, mexer com o Mr Guerlain seria um ataque à liberdade da Judith

    O tratamento que o Casal 45 do jn dispensou à presidente Dilma Rousseff, na entrevista que se seguiu à da Record, foi chocante.

    Clique aqui para ler “Dilma fura a Globo”.

    Antes, o Casal 45 desempenhou o papel de algoz e tratou Dilma com fúria.

    Era “ou Serra ou nada” !

    A ponto de a mulher cutucar o marido, em cena, para ser mais cortês na sessão de tortura à Dilma.

    Ontem, não.

    Tratou a presidente eleita a leite e mel, como se faz nos Spirituals.

    O marido do Casal 45 já tinha dito um “me perdoe” ao Serra.

    E, ontem, com a mesma entonação adulosa, fez questão de observar que aquela entrevista era uma forma de a Dilma demonstrar respeito à  liberdade de imprensa (da família Marinho).

    Observação tão estulta quanto inapropriada.

    A Dilma já disse e repetiu que prefere a Globo e a Veja, a última flor do Fascio, ao silêncio da ditadura.

    E considera a liberdade escandalosa que a Globo e a Veja detêm hoje  resultado, também, da luta que ela e outros – que não fugiram para o Chile – empreenderam contra a ditadura que a Globo e a Veja defenderam – com unhas e grana.

    É muito pouco provável que a Presidente Dilma Rousseff se deixe encantar pela cortesia forçada do Casal 45 – e de seus patrões, subitamente encantados com a ex-guerrilheira.

    Espera-se que a Presidente Dilma se lembre do que padeceu na mão do PiG (*).

    Em que canal de televisão da França, digamos, se ouviria um apresentador de televisão (de feições patibulares) se referir a uma candidata a Presidente como “manda essa mulher calar a boca !” ?

    Cabe lembrar que o direito à Comunicação é um bem do cidadão, assegurado pela Carta dos Direitos do Homem da Revolução Francesa.

    A propósito, seria interessante se a Helena Chaves, feita Ministra da Comunicação pela Folha (*), desse à Presidente para ler na viagem a ADIN por Omissão com que o professor emérito Fábio Comparato pretende fazer o Congresso legislar sobre os capítulos da Constituição de 88 que tratam da Comunicação.

    Aprovar uma Ley de Medios é dever de um presidente democrata.

    Assegurar ao cidadão o acesso à informação objetiva, universal, com o sagrado direito de resposta.

    Nenhuma campanha presidencial foi tão suja quanto a que empreendeu o José Serra, o candidato do aborto e da farsa da bolinha de papel.

    Serra oscilou entre a calhordice e a sordidez.

    Que isso fique claro, antes que ele entardeça.

    E tudo com o apoio despudorado do PiG (**).

    Ou não foi o Casal 45 quem trouxe o “perito” Molina para provar que Serra tinha sido vítima do atentado ao Duque de Sarajevo, com aquela mortífera fita de adesivo ?

    A presidente Dilma não pode esperar os 45’ do segundo tempo para, enfim, descobrir que o PiG (**) é um atentado à democracia.

    A propósito, o bom amigo Luiz Felipe de Alencastro enviou e-mail de Paris com texto do Monde com uma ação pontual do Conselho Superior dos Meios Áudio-Visuais.

    Trata-se do órgão francês que põe em prática uma Ley de Medios.

    É bom dar o exemplo da França, para a Judith Britto, presidente da ANJ, não dizer que isso é coisa de argentino.

    Cadê a Judith Brito, por falar nisso ?, a auto-proclamada “líder da Oposição” ?

    Vai levar o “perito” Molina para o Conselho de Tecnologia Aplicada da ANJ ?

    O Conselho de Áudio-Visual vai punir o canal France 2 porque exibiu declaração do “perfumeiro” Jean-Paul Guerlain, que disse ter trabalho como “um negro” para produzir o perfume Samsara.

    Guerlain chegou ao requinte de dizer que não tinha certeza se, de fato, os negros são capazes de trabalhar muito.

    O Conselho de Áudio-Visual entrou em campo.

    A punição pode ser a multa e, até, o fechamento do canal.

    Vive la France !

    France 2 mise en demeure par le CSA après les propos sur les “nègres” de Jean-Paul Guerlain


    LEMONDE.FR avec AFP | 19.10.10 | 20h14  •  Mis à jour le 20.10.10 | 09h59

    Le Conseil supérieur de l’audiovisuel (CSA) a adressé, mardi 19 octobre, une mise en demeure à France 2 pour “non-maîtrise de son antenne” après les propos racistes sur “les nègres” tenus par l’ancien parfumeur Jean-Paul Guerlain la semaine dernière, a annoncé l’autorité de régulation. Interrogé vendredi 15 octobre par Elise Lucet, dans le JT de France 2, sur la création du parfum Samsara, Jean-Paul Guerlain avait répondu : “Pour une fois, je me suis mis à travailler comme un nègre. Je ne sais pas si les nègres ont toujours tellement travaillé, mais enfin…” (voir la vidéo sur le site de France 2). Le parfumeur avait présenté des excuses, dans un communiqué publié vendredi soir : “Mes paroles ne reflètent en aucun cas ma pensée profonde mais relèvent d’un dérapage hors de propos que je regrette vivement.”

    La mise en demeure, adressée au groupe France Télévisions pour France 2, est le troisième niveau de réprimande du CSA qui peut adresser d’abord une simple lettre, puis une mise en garde et enfin une mise en demeure. Dans le cas où une deuxième mise en demeure pour le même manquement est adressée à une chaîne, une procédure de sanction est alors engagée. Les sanctions peuvent aller d’une simple amende à une suspension de l’autorisation d’émettre de la chaîne.


    (*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
    (**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

    Comentarios dos blognautas: 

    salete cesconeto de arruda disse:
    Duas caras!
    Ou mil caras?
    Como definir o JN?
    E apergunta que não quer calar:
    - teriam mencionado a plástica do Serra ou isso é coisa para torturar mulheres que já são massacradas pelo mito da beleza na nossa cultura?
    Confesso que não entendo certos tipos de jornalismo?
    Parece revista de fofocas.
    Desculpe o desabafo.
    Ainda bem que nossa PRESIDENTE ou PRESIDENTA é de fato uma estadista que está acima do bem e do mal do JN. Que semblante de quem já viveu tudo e tudo é capaz de ultrapassar sem a amagura do Zé e do FH.
    Salve ESTRELA!
    Só poderia ser ela a nossa primeira. A nação agradece o menino operário que foi capaz – POR RESPEITAR AS MULHERES – de nós dar a chance de mudarmos para sempre as nossas vidas.
    Repito: sem os homens maravilhosos que votaram e ajudaram Dilma nessa caminhada, feito você PHA e tantos outros – não teríamos uma mulher presidente.
    beatriz disse:
    Tem que acontecer a lei de medios. Não vamos e não podemos esquecer o que aconteceu nessas eleições. O direito de resposta é fundamental. Ridícula a bajulação do Bonner, mas mesmo assim ficava evidente a raiva que ele sente pela presidente. Vamos boicotar o PIG.

    Marcilio disse:
    Se este tal conselho audio visual for um instrumento verdadeiramente comprometido com anseios por uma midia responsavel e imparcial, é urgente sua criação, porém tem que ser um orgão incorruptivel, só pergunto sera?

    Branca disse:
    Quem tem de tomar a iniciativa de uma lei sobre controle da mídia é o Congresso não a presidente. A ela cabe sancionar. Portanto, uma sugestão: cada um de nós escrever uma carta ao deputado federal em que votamos pedindo a ele que tome a iniciativa de preparar um projeto de lei. O deputado que sair na frente neste sentido só vai sair ganhando. Mãos à obra gente! Temos de começar desde já a pressionar os deputados da coligação que elegeram Dilma, em especial, os do PT, neste sentido. Está na hora de todos participarmos ativamente dos trabalhos do Congresso acompanhando, cobrando, enviando sugestão aos nossos representantes. Vamos começar a mudar a situação de comodismo a que, em geral, se entregam os deputados eleitos. Só assim podemos consoilidar esta vitória.
    Parabéns a todos pela vitória de Dilma. Afinal, participamos de um feito histórico: elegemos a primeira presidente mulher da República Federativa do Brasil.


    juarez.j.j. disse:
    se aprovarem a ley de medios o PiG começara a raciocinar.

    robledo duarte disse:
    Porque precisamos de lei da mídia, dou exemplo: Aqui em Fortaleza temos dois jornais que estão na mão do coronel derrotado para o senado. E aí como ficam as notícias agora, somente passando pela mão do ditadorzinho dos olhos azuis?

    Tomas Antonio disse:
    Mais que forçar ou não uma Lei de Medios, a Dilma já deu o recado: mudem de canal. Na minha casa, a Globo não entra mais. Muito menos aquele Jornal mequetrefe deles.
    Esse é o papel que todo cidadão lúcido do que é o PIG tem começar a praticar.
    Viva o controle remoto e mais, espero que canais mais democráticos cresçam e se fortalecam!

    No http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/11/02/jornal-nacional-bajula-dilma-com-medo-da-ley-de-medios/

    Nenhum comentário: