segunda-feira, 1 de novembro de 2010

«Sim, a mulher pode» – Dilma Rousseff

Por Redacção

A primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da República no Brasil foi encontrada este domingo. Dilma Rousseff, candidata do Partido Trabalhista, começou o discurso de vitória exactamente por aí: «Sim, a mulher pode».

«Registo o meu primeiro compromisso: honrar as mulheres brasileiras para que este facto até hoje inédito se torne natural e replicar empresas instituições civis e instituições da nossa sociedade», disse a petista, de 62 anos, segundo o Público.

«A minha alegria é ainda maior pela presença se dar pelo caminho do voto. Outro compromisso: valorizar democracia: direito de expressão até direitos básicos alimentação, renda, moradia, paz social. Eu vou zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade imprensa, liberdade religiosa e de culto», sublinhou.

A Constituição surgiu a seguir no discurso, de onde Dilma partiu para a «incrível capacidade de empreender» do povo brasileiro. «É uma terra generosa e sempre devolverá em dobro cada semente que for plantada com mão amorosa e olhar para o futuro», observou, de acordo com o mesmo jornal.

Em causa está a «erradicação da miséria» e a «criação de oportunidades», que a nova Chefe de Estado quer fazer depender de «todas as pessoas de bem» do Brasil, além da «vontade do Governo». Dilma lembrou a «imensa mobilidade social» conseguida por Lula da Silva. «Saberei honrar esse legado», assegurou.

«Cuidaremos da nossa economia com toda a responsabilidade», adiantou. «O povo não aceita mais inflação. Não aceita que Governos gastem acima do sustentável», atirou. «Faremos todos os esforços pela melhoria da qualidade do gasto público.»

Dilma Rousseff prometeu «melhoria na educação, serviços de saúde e segurança pública», «transparência na administração pública». «Serei Presidenta de todos os brasileiros e brasileiras», garantiu, envergando um casaco branco, depois de passar toda a campanha a vestir pelo menos uma peça vermelha, a cor do PT.

No http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=229257

Nenhum comentário: