sábado, 6 de novembro de 2010

O maravilhoso povo de São Paulo não pode ser representado por uma pequena parte racista lunática!

Paulistas em solidariedade ao Norte e ao Nordeste


Desde o início da semana que não conseguia me desligar do caso envolvendo a estudante de Direito Mayara Petruso, que iniciou uma onda de manifestações racistas nas redes sociais e que está sendo processada em várias instâncias. Na quinta-feira, vieram à baila notícias sobre movimentos de jovens paulistas que pretendem barbaridades separatistas, no limite.
Alguma coisa continuava me incomodando e o assunto não me saía da mente. No último dia útil da semana, finalmente entendi o que me incomodava. Era a imagem dos paulistas diante do resto do Brasil.  Poder-se-ia culpar os povos do Norte e do Nordeste se começassem a enxergar o povo de São Paulo como hostil e preconceituoso?
Ora, os paulistas temos o dever de nos manifestar não só em solidariedade aos nordestinos e nortistas, mas também para afirmarmos que essa não é a crença deste povo, sobretudo dos filhos mais antigos deste Estado, mas de uma minoria ignorante que por ser bem aquinhoada pensa que tudo pode.
Fiquei pensando em um belo e solene ato público para manifestar esses valores. Não seria um protesto, mas um ato de amizade, fraternidade e solidariedade, que mostrasse quanta gente boa há em São Paulo e em todos os estratos sociais. Gente de todas as idades, de todas as etnias.
Não está escrito em nossas testas, dos paulistas, quem é quem. Temos que enterrar essa afronta aos povos do Norte e do Nordeste, esse dano terrível à imagem dos paulistas.
Penso em faixas exaltando o espírito acolhedor de São Paulo, que a tantos recebeu e continua recebendo. Em discursos de solidariedade – e não de recriminação. Seria uma oportunidade para mostrar que se uma parte da sociedade paulista está doente, é só uma parte. E que muitas vezes essa parte simplesmente não sabe o que faz, pois está sendo enganada.
Nem que fosse um ato de 50, 100, 150 pessoas, sei lá… Poderíamos escolher um local simbólico como a avenida Paulista, talvez o Masp. Exaltaríamos um Brasil que é de todos, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Um país em que delírios separatistas ou de segregação agonizam a cada dia, sendo as manifestações recentes meros espasmos dos moribundos.
Quem iria comigo? Você iria? Usaria algumas horas de sua vida em prol de seus congêneres paulistas, para que não fiquemos estigmatizados por um ato de loucura de alguns jovens criados por pais que não lhes transmitiram valores? Se um bom número topar aqui, quem sabe ganhemos adesão pela internet.
Aguardo as vossas manifestações.

Recent Trackbacks

[...] O Conversa Afiada publica post do blog da Cidadania: [...]


Comments (142)

Avatar de sonia
sonia · 1 hora atrás
Conte comigo. Nos que amamos o Brasil não podemos deixar que sentimentos como esses se alastrem como uma praga.
 
Avatar de luiz c checchia
luiz c checchia · 2 horas atrás
ola,
como paulistano da gema, e fruto de td essa mistureba q somos nós, maravilhosa mistura de índio,italiano, japonês, nortistas, nordestinos etc etc etc estarei com vcs onde e qdo for!!!!
abços a todos

Avatar de Pedro Soto
Pedro Soto · 2 horas atrás
Sou carioca, mas como é que alguém pode falar mal da terra de Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Ariano Suassuna, José da Alencar, Jorge Amado, Miguel Arraes, etc., etc., etc?

Avatar de Joaquim Lima
Joaquim Lima · 2 horas atrás
Há um clima de pensamento social do darwinismo social, isto é, compreende a sociedade a partir dos pressupostos de Charles Darwin ao explicar a evolução biológica das espécies animais. Tal idéia de raça superior assenta no mito. Os conquistadores portugueses em 1500 acreditava no canibalismo indígena. Em 2010, uma rede de Tv avencou tal hipótese no Norte do país e a investigação apontou como mito. O desconhecimento produz medo, e o medo o preconceito.


Avatar de Paulo Nolasco
Paulo Nolasco · 3 horas atrás
Postei um alguns blogs como comentários, de gozação, a campanha vamos devolver São Paulo aos nativos, afinal a quem pertence São Paulo, bem como a quem pertence o Brasil. Sou filho de pai baiano, mãe sergipana, sou espiritossantense, casado com maranhense tenho dois filhos.
Da mesma maneira que meus pais foram para o ES, Sudeste, eu vim para o MA, Nordeste e aqui estou há 25 anos.
Migrar, sempre foi uma característica de nossa população, como poderia eu reivindicar qualquer posse como raça?

Avatar de Fernando Oliveira
Fernando Oliveira · 3 horas atrás
Belíssima iniciativa, Edu. Você, como sempre, honrando a "paulicéia desvairada", com o seu voluntarísmo humanista, mormente com o seu caráter, brio e dignidade... (sou teu fã, véi)... Sou Carioca, mas morei cinco anos em Sampa (Vila Madalena e Jardim América). Sei muito bem (como o politicamente aquivocado, mas genial Caetano Veloso) o que acontece no coração da gente, quando se cruza a Av. Ypiranga, com a Av. São João; Também fui o carioca que não viu o próprio rosto e que de prima achou feio; mas que não demorou a "entender" São Paulo, e gostou... muito.... e se apaixonou por uma paulista, e se casou, e foi feliz, no tempo em que viveu aí. São Paulo, é muito maneiro, véi... Definitivamente não merece esses pela-sacos intolerântes, esse lixo preconceituoso. Gostaria muito de participar desse ato... mas o lance, é que eu moro no Rio... Mas quem sabe?... De qualquer maneira, conta comigo. Apoio e ajudo no que for preciso, e em tudo o que estiver ao meu alcance... Mais uma vez, Parabés, Edu... Mandou bem...
Avatar de Cristina Assef
Cristina Assef · 3 horas atrás
A mocinha em questão e seus seguidores não representam os meus sentimentos e nem tão pouco o de milhões de paulistas. Vamos, sim, nos manifestar contra qualquer tipo de preconceito e aparteid. SAMPA É MAIS, SAMPA PODE MAIS! AVISA LÁ, AVISA LÁ AVISA LÁ ÔÔ AVISA LÁ QUE EU VOU!!!
Avatar de Maria Lucia
Maria Lucia · 3 horas atrás
Os paulistas de direita têm que reconhecer a realidade: não foi só no Nordeste e Norte que Dilma ganhou. Na Região Sudeste, da qual SP faz parte, Dilma também ganhou!
No Estado de São Paulo, Dilma obteve uma soma considerável de votos!
Logo se os direitistas paulistas ficarem de ódio em ódio vão acabar odiando a própria sombra!
Eleição se ganha no voto! Dilma ganhou apesar de toda a campanha criminosa contra ela, feita de crimes contra a honra e crimes eleitorais flagrantes! As sinistras consequências estão aí, na xenofobia desatada.
Que gera crimes e violências,criando um clima doentio e danoso à sociedade como um todo.
Avatar de Marcos Neves
Marcos Neves · 4 horas atrás
Sou mineiro e moro em SP a 20 anos. Posso testemunhar que tolice existe em todo os lugares, e que em São Paulo tem muita gente decente e não merece de forma alguma o rótulo de racistas. Acho que as declarações descabidas na internet não podem afetar a imagem de um dos nossos estados e seu povo como um todo.

Avatar de Donizeti - SP

Donizeti - SP · 4 horas atrás
Eduardo, parece que será feito um ato na próxima semana em protesto contra esse surto racista contra nordestinos, negros e índios na Câmara Municipal de São Paulo.
A princípio será no Salão Nobre da Câmara, espaço nobre do legislativo paulistano que comporta cerca de 500 pessoas. Deverá haver participação de entidades representativas de nordestinos, negros e índios também.

Todo esse pessoal que está disposto a participar do ato pode ir nesse evento da Câmara, poderemos fazer faixas para colocar na rua em frente da Câmara, acho que ficaria muito bacana, pois além do apoio do povo paulista e paulistano ao ato de desagravo aos nordestinos, negros e índios, teriamos também a manifestação oficial do poder legislativo municipal.
Uniria o povo e seus representantes no legislativo ao ato de desagravo, daria repercussão na mídia e deixaria claro que a cidade e o estado de são paulo não tem nada a ver com essa minoria raivosa e irresponsável que praticou essas barbaridades preconceituosas contra nossos irmãos brasileiros.
Avatar de Dagmar ferreira
Dagmar ferreira · 5 horas atrás
Eu aceito. Nós paulista não podemos aceitar o estigma de discriminarmos seja lá quem for e venham de onde vierem.
Avatar de Eduardo Lira
Eduardo Lira · 5 horas atrás
Como filho de nordestino, nascido em SP, ficaria extremamente feliz de participar desse ato. Inclusive divulgarei para amigos e parentes.
Abraços.
Avatar de Rosana C Galvão
Rosana C Galvão · 5 horas atrás
EDUARDO, mais uma vez me sinto solidária às suas idéias e palavras, portanto apoio sua iniciativa. Nunca pensei em ver o Brasil e seu povo como Paulistas, Nordestinos, melhores, piores, etc. Pensei ser sempre POVO BRASILEIRO, unido pelas diferenças e dificuldades, mas pelo jeito não é assim a realidade. Nosso querido Presidente LULA deve ter despertado um sentimento de inveja ao fazer muito pelos desfavorecidos deste nosso País e que nunca foi feito por nenhum presidente anterior. O Presidente LULA é reconhecido internacionalmente, isso tbém deve "doer" a essas pessoas "superiores" e que agora manifestam sua raiva e despeito, canalizando este sentimento ruim como "racismo" que explodiu na vitória de Dilma nosso futura Presidente. Vamos realmente mostrar que estas pessoas são minoria e não falam por todos nós, Paulistas, Paulistanos, mas Brasileiros antes de tudo. Abraços a todos.

Avatar de Paulo C
Paulo C · 5 horas atrás
Faço coro com a Eliete. Em Copenhague, capital da Dinamarca, por ocasião da invasão nazista e da perseguição destes aos judeus dinamarqueses, população saiu ás ruas com uma estrela de David presa ao peito. Os nazistas desistiram da perseguição aos judeus. Podemos sair como nordestinos, com chaúes de couro e com banda de forró. Pela alegria desse povo e contra o ódio propagado pela grande mídia.
Avatar de Eliete
Eliete · 5 horas atrás
Caro Eduardo,

sou mineira mas vivo há tempos em SP. Considerando que Dilma venceu em MG e depois da mídia e de paulistas racistas terem dito que o "Nordeste é o culpado pela eleição de Dilma", considero que sou também "nordestina". Assim, se você aceitar nordestinos e nordestinas na manifestações (he he he), conte comigo.
abraço 
Avatar de milton freitas
milton freitas · 5 horas atrás
Isto é realmente oque esta minoria quer.
Quer que isto ganhe as ruas ,que vire até um confronte se possível.
assim seriamos salvos pelo exercito ou forças armadas junto com os monarquistas.
Mas que tal um DVD uma revista para a classe media .associações a centrais .
que tal perguntar para as faculdades qual quer palestras sobre mídias e igualdade feita pelo barão de itararé.
Que tal pressionarmos jornais e revistas a mostrar o que de melhor tem em cada estado ao invés de só mostrar desgraças e misérias.
Acho que é tempo demostrarmos o Brasil ,pois quando perguntamos a muitos oque tem e oque foi feito de bom em seu estado nem paulistas sabem .que dirá os de outro estado .
É hora de propor paz e não ruas.é hora de informar melhor pois ai ganharmos as ruas poderemos levantar mais esta questão que é de educação e não de confronto ou holofotes.
O tempo é senhor da razão ,agora temos que resgatar aqueles que entregamos a Globo,Veja ,Folha e Estado.
Acabo de ver um jornal da TV so tem Rio e SP, quando vemos o resto é para ver desgraça nunca o belo ou desenvolvimento ,nunca vida inteligente fora do eixo.
São Paulo não é nada sem o Brasil.
Avatar de Fernando
Fernando · 6 horas atrás
PHA...
A campanha de racismo e preconceito contra os nordestinos não pará.
Veja este site o que fala sobre a Dilma e o Nordeste. Detalhe ccontinua na rede com apoio da Veja.
http://senzalamundi.com/wp/archives/5375

Segundo o site: Dilma é a “Presidenta” dos Analfabetos e Nordestinos, onde vive a maior parte dos iletrados e super-miseráveis;

Divulgue este crime.
Avatar de Meg Godman
Meg Godman · 6 horas atrás
(continuação...)

Agora algumas questões a respeito do que foi exposto:

1. O que o Ministério Público de São Paulo fará a respeito? Por que não se pronunciou até agora?
2. Será necessário que o Ministério Público Federal intervenha, diante da omissão do MP de SP?
3. Por que os reitores das universidades, nas quais estuda esse grupelho, não se pronunciaram até agora contra esse caldeirão de crimes? Acaso concordam com o teor do manifesto?
4. Por que as entidades da sociedade civil paulista estão se omitindo frente a essa questão?
5. Por que Alberto Goldman, governador de SP, se omite?
6. Por que Gilberto Kassab, prefeito de SP, se omite?
7. Porque as câmaras de vereadores e a assembléia legislativa se omitem?
8. Cadê a OAB de SP?
9. Cadê os deputados federais?
10. Cadê o PSDB, DEM, PP, PTB? Nada disseram sobre esse movimento criminoso?
11. Cadê a velha mídia? Nordestino não assina jornais e revistas? Onde estão eles que vivem de tro-lo-ló sobre o estado de direito e atacam sem trégua os movimentos populares?
12. Cadê o bispo de Guarulhos?
13. Cadê os pais que pagam a universidade desses infelizes? (e não aprendem nada)
14. Onde estão as vítimas desse grupelho, que poderiam (e devem) processá-los por racismo e assédio moral?
15. Por que a polícia e a delegacia de crimes cometidos na internet nada fazem?
16. Onde está a defensoria dos direitos humanos?
17. Onde estão os nordestinos do PSDB, DEM, PP, PTB que se omitem vergonhosa e covardemente?
18. Por que as entidades de classe e os sindicatos não se manifestam?

Todos os que listei e outros que vocês hão de adicionar devem ser chamados às falas e deles cobradas posições e ações frente a tais crimes. Todos devem ser convocados publicamente e nominalmente, um a um, a participar do ato de solidariedade ao Norte e Nordeste.

Avatar de Elisabet
Elisabet · 8 horas atrás
Paratodos - Chico Buarque
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro (...)

Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro

Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho

Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto

Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro

Nenhum comentário: