domingo, 11 de março de 2012

Aprovado PL que reduz o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria das donas de casa

Comissão aprova projeto em favor de dona de casa
Quinta-feira 8, março 2012
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou ontem um projeto de lei – de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – para reduzir o tempo mínimo de contribuição das donas de casa ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fins de aposentadoria. Atualmente, o tempo de contribuição é de 15 anos. Pelo texto da parlamentar amazonense, esse período pode ser reduzido para dez ou cinco anos, a depender do ano em que a dona de casa passou a contribuir para a Previdência Social e do ano em que ela passou a ter as condições necessárias para pleitear o benefício.
O direito à aposentadoria exige, além do tempo de contribuição, pelo menos 60 anos de idade, no caso das mulheres.
O projeto é voltado para as mulheres de baixa renda que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico. Como de baixa renda, o projeto define as pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos mensais. Além disso, as donas de casa precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
O projeto seguiu para a Câmara dos Deputados. Se for alterado, o texto voltará ao Senado Federal para revisão.
As donas de casa já conseguiram, recentemente, o direito de contribuir com um valor menor para a Previdência. Desde outubro do ano passado, a contribuição passou para 5% do salário mínimo, o que corresponde atualmente a R$ 31,10.
Para Vanessa Grazziotin, o seu projeto vem corrigir uma falha da legislação atual, que , segundo ela, permite às donas de casa contribuírem com uma alíquota menor para a Previdência sem, no entanto, fixar para elas um prazo de carência menor. Ela argumenta que, assim, muitas donas de casa com a idade exigida para a aposentadoria permanecem “à margem de um direito que lhes foi assegurado constitucionalmente”.
Por
No http://osamigosdobrasil.com.br/2012/03/08/comissao-aprova-projeto-em-favor-de-dona-de-casa/

Dicas para donas-de-casa (desesperadas ou não!)

Mulher-polvo!

Eu sei que muitas de vocês são donas-de-casa, não sei se todas sentem prazer em sê-lo, mas o fato é que ser dona-de-casa não é nada fácil!
Eu fui dona-de-casa dos meus 7 meses de gestação aos 4 meses de vida do meu filhote, e confesso que por vezes me vi muito frustrada. E olha que tenho o marido mais relax do mundo, JAMAIS me cobrou se não tinha janta ou se a casa estava uma zona.
Mas e quando ninguém te ajuda, não valorizam o seu trabalho e você ainda só recebe cobranças? Daí a situação se complica, e muito!
Vejam algumas dicas para facilitar a sua vida e a convivência familiar:
  • Delegue tarefas a todos os membros da família. Não importa se o marido trabalha o dia todo e os filhos estudam, cada um tem suas responsabilidades dentro de uma casa. Logicamente que se a sua profissão é apenas “do lar” você não irá dividir igualmente com o marido as tarefas domésticas, mas isso não significa que ele não precise fazer absolutamente nada em relação à casa. Recolher suas roupas, pendurar a toalha, lavar o copo que usou para tomar um suco, tirar o lixo quando ver que está cheio, arrumar a cama ao levantar são coisas básicas que todos podem e devem fazer.
  • Simplifique e reduza suas atividades domésticas. Não é porque você é dona-de-casa que tem que passar o dia inteiro limpando, lavando e cozinhando. Tenha uma rotina para as suas tarefas e limite-as por dias e horários. Por exemplo: segunda você apenas passa aspirador, limpa o banheiro e lava 1 máquina de roupas. O resto do dia faça algo proveitoso por você e para você.
  • Se tiver filhos pequenos, leve-os na escolinha ao menos meio turno. Passar 24 horas por dia com as crianças pode ser estressante. Fora que assim você terá tempo para dar uma caminhada, fazer suas unhas, ler um livro…
  • Essa dica é valiosíssima, preparadas? NÃO PASSE O DIA DE PIJAMA!! Você não precisa passar o dia de terninho e salto alto, mas pentear os cabelos, lavar o rosto, trocar de roupa e passar um perfuminho é o mínimo que a sua vaidade merece.
  • Não esqueça da relação homem e mulher. É lógico que você não precisa esperar o marido todos os dias deitada no sofá vestindo apenas um babydoll, com uma bandeja de morangos com chocolate e uma taça de champagne, mas chegar em casa e ser recebido por uma esposa reclamona, rabujenta, mal cuidada e DE PIJAMA ninguééééém merece!
  • Tenha vida própria, faça algo que não seja cuidar da casa e dos filhos. Estude, faça um curso de qualquer coisa, conheça pessoas, saia de casa, tenha um bom papo, atualize-se! Ame-se acima de tudo e de todos!
E o mais importante, se você não está feliz como dona-de-casa, ama sua família mas gostaria de ter uma profissão, não desista. Converse com o marido, organize seus horários, coloque as crianças na escolinha e corra atrás dos seus sonhos! Nunca é tarde para recomeçar…
Com carinho, Dé!
http://segredinhodecomadre.wordpress.com/2011/04/01/dicas-para-donas-de-casa-desesperadas-ou-nao/ 

Nenhum comentário: