segunda-feira, 5 de março de 2012

"Parabéns Mulheres! Somos a construção da nossa História que será eternizada ou não. Depende de nós!"

Homenagem ao dia Internacional da Mulher



 O Dia Internacional da Mulher se aproxima, e a História registrou em suas linhas tantas lutas, conquistas de mãos femininas,  das mais simples, dentre as tantas mais belas,  trilhadas por caminhos desconhecidos, árduos, brutos onde imperava e ainda impera  o poder ladeado de injustiças e medos. 
 
Mas a mulher guerreira nunca recuou ou fugiu da luta, avançando ao lado de outras companheiras: brancas, pretas, pardas, amarelas...
sem se importar como compartilhar  o medo  na  busca de sua própria identidade, espaço, reconhecimento e valorização do seu papel dentro da sociedade, resgate do seu ser como mulher e cidadã na construção e reconstrução de pilares  alicerçados por sonhos de igualdade e justiça social.

Mas a História com seus fatos se repetem em cenários e épocas diferentes,  com recuos e avanços, é vinculada ao poder que impera, destrói e acorrenta as vozes que brandam e não podem e não devem calar, que gritam  por justiça no deserto, que pregam o rompimento da desigualdade de classe em busca do pão e da paz.
 
Cito com muito gratidão a atuação da Sindicalista Professora Esmeralda Patriota frente a APLB de Paulo Afonso pela sua atuação e transparência em torno da categoria que defende com esmero e conscientização, proclamando em alto e bom tom que temos deveres e direitos também, como educadoras, mães, cidadãs, mulheres, e nos alerta constantemente do poder alienante que nos engana e oprime.

Sinto que avançamos muito, mas falta mais respeito ao próximo, reconhecimento no outro dos seus valores. Isso significa  permitir quebrar  a corrente do egoísmo, deixar aflorar  a importância da coletividade para o bem estar do social.

 Deixo meu respeito por essa Mulher lutadora, companheira e digna, que acalenta em seus anseios  a igualdade entre classes, na liberdade de escolhas e de oportunidades para todos.

 Creio no ser humano a partir de suas ações, partilhas, testemunho dos seus atos. Conversas à parte não engrandecem, não edificam o dia a dia, a convivência diz muito de si, é digno verificar primeiro os fatos.

Parabéns  Mulheres! Somos a construção da nossa História que será eternizada ou não. Depende de nós!


Professora Maria Soleni

Nenhum comentário: