segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dos quatro presidenciáveis, Dilma mostrou-se ser a única capaz de conduzir o Brasil por caminhos "nunca dantes" penetrado: terra de nação soberana e, de fato, democrática.


 Os Amigos da Presidente Dilma

Pesquisa qualitativa com grupo de eleitores no debate: Dilma conquistou 6 votos e Serra perdeu 1

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

#Serracaluniador

"Não subestime ninguém, candidato. O senhor não é dono da verdade. O senhor não é melhor do que ninguém.” Dilma para Serra no debate

Dilma teve direito de resposta por Serra ter acusado sem provas. Dilma responde: “O adversário quer ganhar campanha no tapetão, porque não consegue convencer o povo. Ao atribuir à minha campanha atos de 2009 e entrar no TSE tentando cassar a minha candidatura, quer virar a mesa da democracia. Entramos com ação por fato inverídico. Vou manter alto nível da campanha. Não passarei a ser caluniadora da campanha.” Serra pediu direito de resposta também..Para continuar na baixaria.

Mico

Dilma questionou Plínio sobre compra de navios pela Petrobras. Plinio responde:“Me pegou no pulo. Não estou a par de tudo. Depois fala que sou franco atirador. A turma da Folha adora falar isso. Não tenho ideia disso. Vou perguntar para a minha assessoria. Não tenho obrigação de saber isso para ser presidente do Brasil.”

Dilma disse: “Achei que estava levantando sua bola. Brasil importava itens de Cingapura. Fizemos política industrial para garantir que ao invés que famílias de Cingapura agradecessem o Brasil, criamos empregos aqui. E você é a favor da política de incentivar renda”.

Plínio: “É, Dilma, de fato não sabia. O que tenho procurado mostrar é que o PSOL não tem nada ver com essa política. Somos contra a toda ela. É preciso dar 10% para melhorar Educação”.

 Dilma 'sobrou': Venceu o debate com larga margem

O debate na Rede TV! até que foi acalorado, dentro das limitações das regras, e Dilma foi a grande vitoriosa.

Tentaram jogar Dilma no paredão, todos contra ela, mas ela foi muito bem. Acabou servindo como oportunidade de fazer o contraponto aos factóides e às críticas levianas.

Respondeu e convenceu, com firmeza, as perguntas da pauta demo-tucana feitas por todos os outros e pelos jornalistas, desde sobre a operação da Polícia Federal no Amapá, passando pelos vazamentos de sigilo na Receita Federal, até sobre o filho de Erenice Guerra, não deixando nada sem resposta, e respondendo de forma corajosa e convincente.

Teve dois momentos magistrais. Um foi quando respondeu às provocações de Plínio, dizendo que o pacto que ela tinha que fazer era com o povo. Outro foi quando rebateu Serra, dizendo que ele não deveria se achar melhor do que outros, rebatendo as tentativas de desqualificação.

Serra perdeu o debate até para si mesmo. Foi um candidato rabugento, resmungão, estava com má presença televisiva, com pauta única de falar mal do governo Lula e da adversária Dilma, sem propostas. Parecia candidato de partido nanico, de aluguel, escalado só para falar mal dos outros. E sem argumentos convincentes.

O demo-tucano chegou a falar coisas sem nexo para o telespectador, como dizer que Dilma não comparecia aos debates, com todos vendo ela debatendo ali.

Marina não foi bem, não conseguiu passar uma mensagem positiva, convincente, e foi confusa. Foi mal nos momentos em que se ateve na agenda demo-tucana "udenista". Dilma deu um nó nas críticas dela contra o governo Lula, ao lembrar que ela participou do governo e testemunhou a ação republicana do governo com a Polícia Federal e com a CGU (Controladoria Geral da República).

Plínio, desta vez, se saiu mal, com um grande escorregão. Em uma pergunta simples, sobre encomendas da Petrobrás na indústria nacional, ele entendeu errado, como se fosse uma pegadinha. Era um assunto político, que Plinio deveria ter na ponta de língua, como defensor que é da nacionalização da Petrobras. Decepcionou até seus correligionários.

A audiência de debates como este costuma ser baixa, e não influir muito, mas acho que Serra perdeu eleitores e aumentou a rejeição. Dilma ganhou a maioria dos eleitores indecisos que assistiram.

Nenhum comentário: