sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"Meu posicionamento enquanto cidadã é: se a corrupção ocorre até no PT, o partido de maior participação popular e mais democrático do país, eu fico imaginando o que acontece na maioria dos partidos, criados apenas para que seus quadros façam carreira política. " Ester Neves

O GOVERNO LULA TEM FEITO A SUA PARTE NO COMBATE À CORRUPÇÃO 
(*) Texto de Ester Neves

O caso do “mensalão” é algo inaceitável, que deve ser repudiado por todo cidadão de bem. Esse foi o caso mais rumoroso de corrupção no governo Lula, quando o Sr. Roberto Jefferson, insatisfeito com os “ganhos” de sua participação, denunciou o esquema. Esse Sr. foi o principal “mensaleiro”, pego com a boca na botija. Hoje é um dos principais aliados do Sr. Serra. Agora tem o caso que envolve o filho da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. Também é muito grave e precisa ser devidamente apurado.
Ora, será que alguém, em sã consciência, chegou a pensar que o governo Lula poderia acabar com a corrupção no Brasil por decreto? Será que ele tem super poder para realizar tal feito? Claro que não. Corruptos não têm letreiros na testa nem aviso de mantenha distância.
Conheço uma família, com um casal de filhos, que, em 1994, sofreu um grande abalo. Na ocasião o rapaz tinha 16 anos e a moça 15. Ela sempre foi muito responsável; nunca deu qualquer dor de cabeça aos seus pais, mas ele causou muito sofrimento. Isso aconteceu quando foi descoberto que estava usando drogas. Por causa do vício, ninguém podia deixar dinheiro ao alcance de suas mãos. Nesse lar, apenas dois filhos, um o oposto do outro…
Não tenho dúvidas de que toda e qualquer organização tem a sua “banda podre”. Por mais simples que seja a instituição nela vemos refletida a luta do bem contra o mal, por causa da natureza corruptível do ser humano.
É o egoísmo, a ambição, a falta de amor e de sensibilidade. Fatores que levam um homem a tornar-se algoz de outro.
Cristo já alertava que até na igreja o joio e o trigo cresceriam juntos. Era impossível eliminar o joio.
E olha que a igreja é um lugar onde a pessoa busca desenvolver a sua fé e a sua espiritualidade, para se tornar uma pessoa melhor. Mas, se até na igreja tem corruptos, será que num partido político poderia ser diferente?
Sem hipocrisia a resposta é não. Por isso não me surpreendeu a revelação de que no PT também tem corruptos.
Meu posicionamento enquanto cidadã é: se a corrupção ocorre até no PT, o partido de maior participação popular e mais democrático do país, eu fico imaginando o que acontece na maioria dos partidos, criados apenas para que seus quadros façam carreira política.
Ora, o que me enoja é ver quem são os acusadores do PT: a “banda podre” formada pelo que existe de pior na política brasileira. Os mesmos que ajudaram FHC a jogar para debaixo do tapete todos os graves indícios de corrupção ocorridos em seu governo, como a suspeitíssima venda-doação da Vale do Rio Doce, quando o seu filho, Paulo Henrique, era apontado como a segunda pessoa de poder dentro dessa empresa.
Entre outras acusações contra o governo FHC tem ainda a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição, o esquema para a venda da Telebrás, a conta “TUCANOS”, no exterior, etc. Afinal, FHC fez o governo campeão de “graves indícios de corrupção”, não apurados.
A corrupção é um cancro que precisa ser combatido sistematicamente, mas não é isso que faz a mídia corporativa. O papel da mídia é proteger os seus corruptos, e evidenciar a corrupção real ou meros factóides que possam atingir os seus opositores, tudo de acordo com os seus interesses, os mais corruptos iníquos e imorais.
O posicionamento do governo Lula fez a diferença no quesito corrupção no Brasil, se comparada com a corrupção do governo FHC.
No governo Lula a corrupção é apurada, doa a quem doer.
A mudança do critério para a indicação do Procurador Geral, por exemplo, deu mais liberdade e independência ao Ministério Público.
O governo Lula trabalhou muito para que se apurasse as denúncias de corrupção. Isso se reflete na diferença no desempenho da Polícia Federal da era Lula em relação a era FHC. Confira:

Número de policiais federais:
Lula: 11 mil
FHC: 5 mil

Prisões efetuadas:
Lula: 2.971
FHC: 54

Operações da PF contra a corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro etc.:
Lula- 183
FHC – 20

Será que você ainda tem alguma dúvida para responder, de forma consciente, a pergunta do título deste texto?

(*) Ester Neves é escritora – autora, entre outros, dos seguintes livros: 1) Uma Ex-tucano Que Caiu na Real; 2) O Papel Social da Mulher Cristã; 3) Frágil? Nem Tanto – A História de Uma Trabalhadora Brasileira Vítima do Neoliberalismo.

No http://blogdadilma.blog.br/

Nenhum comentário: