quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quarta, 8 de setembro de 2010


Alfabetização e o poder das mulheres


Hoje é o Dia Internacional da Alfabetização (8 de Setembro) e as mulheres estão no centro do debate. O tema “Alfabetização e o Poder das mulheres” foi escolhido pela Unesco para nortear as discussões em 2010.

“Quando uma mulher é alfabetizada, ela pode fazer escolhas para melhorar significativamente sua vida. Dois de cada três do total de 759 milhões de analfabetos adultos no mundo são mulheres. Esta é uma situação intolerável que reflete uma das injustiças mais persistentes dos nossos tempos: a desigualdade no acesso à educação”, explicou, em mensagem oficial, a diretora geral da Unesco, Irina Bokova.

Segundo Irina Bokova, “não há justificativa”, seja ela cultural, econômica ou social para negar educação a meninas e mulheres. “É um direito básico e uma condição absoluta para atingir todos os objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente. O analfabetismo mantém as mulheres marginalizadas e constitui um dos principais obstáculos para a redução da pobreza extrema em um mundo movido a tecnologia, onde ler, escrever e saber contar é indispensável para desfrutar de direitos e oportunidades básicos”, afirma a diretora da Unesco.

A primeira mulher eleita para este cargo na Unesco destaca também os benefícios econômicos da alfabetização feminina. “Investir na alfabetização de mulheres tem retornos muito altos: melhora a renda, leva a melhor saúde materno-infantil e favorece o acesso à educação de meninas. Em resumo, mulheres recém-alfabetizadas têm um efeito cascata positivo em todos os indicadores de desenvolvimento”, analisa Irina Bokova. “Por todos esses motivos, o Dia Internacional da Alfabetização este ano focaliza o papel altamente significativo que a alfabetização tem para aumentar a autonomia da mulher”, completa a diretora da Unesco.

por Mulheres com Dilma

Nenhum comentário: