sábado, 4 de setembro de 2010

Renovação de emissoras é tudo o que precisamos para que aconteça, de fato, a democracia.

Globo já começa a soltar farpas contra 

TV dos Trabalhadores

O jornal O Globo, na coluna "Opinião" da página 11, divulgou uma nota sobre a inauguração da TV dos Trabalhadores (TVT) em São Bernardo. Apesar de considerar positiva a iniciativa, o jornal diz esperar que a nova emissora não se mantenha com verbas públicas.

Mas o jornalista Beto Almeida, presidente da TV Comunitária de Brasília e diretor da Telesul, lembra que a TVT não seria a única a receber verbas públicas, já que, segundo ele, "em qualquer país capitalista, a mídia privada é sustentada por verbas públicas, inclusive no Brasil".

Aqui o que ocorre é o inverso, ou seja, as mídias do campo público recebem a menor parte destas verbas ou nada recebem. Para o jornalista, é totalmente legítimo que a TVT receba verbas públicas, assim como fazem a Globo, a Fundação Roberto Marinho e outros veículos privados.

O professor Dênis de Moraes, de Estudos de Mídia da UFF, afirmou o mesmo ao BoletimNPC no ano passado. Ele afirmou em entrevista que mais de 90% das verbas oficiais de publicidade vão para a mídia comercial.

Apesar de haver uma pequena inclusão da mídia alternativa e comunitária nesse sistema de verbas públicas de publicidade, "a concentração brutal das verbas de publicidade em torno da mídia comercial se manteve inalterada", concluiu Dênis de Moraes.

Fonte: Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação
No http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6&id_noticia=136306

Nenhum comentário: