domingo, 12 de setembro de 2010

Mentira tem pernas curtas, viu, D. Globo? Nós, telespectadores, merecemos veracidade nas informações, senão teremos que nos fazer respeitar.

domingo, 12 de setembro de 2010


Ousadia da blogosfera contra o Jornal Nacional

#VejaFede #domingoSemGlobo

Todo mundo estranhou o Jornal Nacional da TV Globo ter feito a coisa certa e não ter repercutido a capa da revista Veja.

Em circunstâncias normais do padrão JN, eles fariam uma longa matéria, narrando o que disse a revista, publicaria a nota de Erenice Guerra com se "ouvisse o outro lado", citaria a nota da fonte que desmentiu, e rechearia com falas de parlamentares demo-tucanos da oposição. Mas o JN sequer citou o assunto.

Ontem, durante o dia, nosso blog provou diversas mentiras contidas no texto da matéria da Veja, e o desmentido da pessoa que foi fonte da matéria.

Resolvemos ousar e enviar as mentiras da Veja para os telejornais, no final da tarde. E deixamos registrado no blog (no final desta nota) que o Jornal Nacional, Jornal da Band e da Record estavam avisados da farsa, dando um "nó" no telejornais:

Se levassem ao ar uma versão omitindo as mentiras documentadas, não poderiam alegar que não estavam sabendo, e estariam claramente editando a notícia de forma parcial, para beneficiar a candidatura de José Serra.

Seria presunção pensarmos que o Jornal Nacional decidiu fazer a coisa certa apenas por ser "enquadrado" pelo nosso e por outros blogs.

Certamente outros fatores foram levados em conta. Por exemplo: Matérias mal feitas anti-lulistas, com base em factóides, estão enchendo a paciência do telespectador, em vez de desgastar a popularidade do presidente Lula e de Dilma. A diferença de tratamento de Bonner com Dilma e com Serra, todo mundo viu e não gostou da parcialidade.

Mas com certeza a blogosfera também influiu. Se levassem ao ar uma edição mentirosa e parcial, denunciaríamos o que eles estavam sabendo e esconderam.

Reforçaríamos sobremaneira a campanha #domingoSemGlobo e campanhas de boicote ao patrocinador do telejornal. E é disso que Globo tem medo.

Por isso a blogosfera está alcançando um novo patamar com novas responsabilidades, capaz de fazer a diferença e até impedir golpes como a "bala de prata".

Os telejornais querem manipular as eleições e vão tentar fazê-lo sempre que puderem, mas tem um limite que eles não estão conseguindo mais avançar: é quando a mentira ao vivo e em cores é desmentida segundos depois pela internet e se espalha nas redes sociais.

Por isso é hora de ousadia da blogosfera. De documentar a verdade com fatos e documentos, e mandar a pauta para os telejornais registrando o envio nos próprios blogs.

Se mentirem, teremos provas de que a mentira foi planejada de propósito, e espalharemos no ventilador da internet.

JN tratou quebra de sigilo como problema policial e não político

Depois de dias de factóide, o JN também tratou o assunto quebra de sigilo fiscal como ele é: um caso policial e não um tema de campanha presidencial.

Deve ser o medo do #domingoSemGlobo levar o Domingo Espetacular a bater o Fantástico em audiência.

Nenhum comentário: