quarta-feira, 13 de junho de 2012

"Ao fazer a injuriosa comparação, o governo estadual revela sua face desonesta. Será que as outras categorias recebem verba federal para seus salários? Sim, porque o governo estadual recebe dinheiro do Fundeb para aplicar na Educação, o que, evidentemente, não ocorre com rodoviários, professores particulares e outras categorias de empresas privadas. Daí o absurdo de tal comparação."

FUNDEB – A CAIXA PRETA DO GOVERNO ESTADUAL DA BAHIA

13 de junho de 2012 
Foto: Walmir Cirne

Enquanto deputados e secretários do governo estadual mentem – para blindar o chefe deles, o governador – os professores vão ficando cada vez mais decepcionados.
A decepção aumentou nos últimos dias quando veem na mídia os anúncios de publicidade oficial comparando o índice de 22,22% com os índices de outras categorias.
Ora, todos – e o governo e seus dóceis deputados estão incluídos – sabem que esse índice é o do Fundeb, ou seja, o que o governo federal repassou a mais de 2010 para 2011 ao governo estadual. Ao comparar com índices baseados no INPC de outras categorias o governo estadual tem o objetivo de atirar os professores contra a opinião e parte da mídia desinteressada na informação.
Ao fazer a injuriosa comparação, o governo estadual revela sua face desonesta. Será que as outras categorias recebem verba federal para seus salários? Sim, porque o governo estadual recebe dinheiro do Fundeb para aplicar na Educação, o que, evidentemente, não ocorre com rodoviários, professores particulares e outras categorias de empresas privadas. Daí o absurdo de tal comparação.
Tudo isso leva os professores a questionar: por que o governo estadual não abre as contas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)? O que o governo estadual faz mesmo com o dinheiro que chega de Brasília para a educação pública estadual? Por que evitar discutir esse assunto?
Veja uma matéria publicada no Bahia Já, em 12 de junho e a tabela publicada no Jornal da Metrópole de 8 de junho.

 Ao tentar derrubar a sessão plenária de terça-feira, 12 de junho, pedindo verificação de quorum apesar da presença ostensiva dos professores grevistas que lotavam a galeria da Casa, o deputado Rosemberg Pinto (PT) provocou a indignação do líder da oposição, deputado Paulo Azi (DEM), que o desafiou a ocupar a tribuna para negar as denúncias que a oposição tem feito sobre a má aplicação dos recursos do Fundeb pelo governo do Estado.
“Denunciei aqui que o Estado da Bahia encerrou o exercício de 2011 tendo em caixa R$ 643 milhões de recursos do Fundeb. Declarei que até o mês de abril o Estado da Bahia só aplicou da sua Receita Líquida de impostos, algo em torno de 20% em educação quando a Lei exige que se aplique no mínimo 25%. Ontem declarei que até o final de abril o Estado tinha disponibilidade de recursos na ordem de R$936 milhões, nas contas do Fundeb”, lembrou o democrata sugerindo a Rosemberg que utilizasse a tribuna para desmentir esses fatos.
“Ocupei a tribuna para dizer que meus dados não são verdadeiros, deputado, e não para fazer com que esse parlamento silencie e dê uma demonstração de ineficiência e inoperância”, disse duramente Azi, considerando” covardia” o fato de o governo não querer debater na Casa as questões relacionadas à educação. “É inacreditável que o governo se utilize da sua maioria silenciosa para impedir que este parlamento possa intervir na greve que já trouxe tantos prejuízos à sociedade”, reforçou.

Nenhum comentário: