sábado, 16 de junho de 2012

"O sentido de missão e responsabilidade, assim como a paixão pelo espaço, são as fontes da coragem necessária para superar as dificuldades"

China enviará ao espaço sua primeira mulher cosmonauta

 

China envia sua primeira cosmonauta ao espaço

A China lançará na tarde deste sábado (16) a nave tripulada Shenzhou IX com uma grande novidade a bordo: a primeira mulher cosmonauta chinesa, Liu Yang. As informações são da agência Xinhua.


"Estou muito agradecida, me sinto honrada de voar em nome das centenas de milhões de cidadãs chinesas", disse a astronauta de 33 anos, em entrevista coletiva realizada na plataforma de lançamento, situada na província de Gansu.

Liu assegurou que, para ser astronauta, teve que obter um "grande conhecimento teórico e submeter-se a duros treinamentos e exames". "O sentido de missão e responsabilidade, assim como a paixão pelo espaço, são as fontes da coragem necessária para superar as dificuldades", comentou.

Alistada no Exército de Libertação Popular chinês em 1997, Liu é uma piloto veterana com quase 1700 horas de voo. Ela é encarregada da subdireção de uma unidade aérea das forças armadas do país.

Segundo assegurou seu porta-voz, Wu Ping, a expectativa é de que Liu, que irá acompanhada de dois homens, melhore a "eficiência de trabalho" da tripulação. "De maneira geral, as astronautas mulheres têm mais estabilidade psicológica e maior habilidade para lidar com a solidão", afirmou Wu.

A imprensa chinesa mencionou que Liu chamou atenção pelo controle que demonstrou no dia em que seu avião se chocou contra uma nuvem de pombos. Apesar dos pequenos danos sofridos pela nave, a jovem conseguiu contornar a situação e aterrissar sem inconvenientes.

Liu se somará à lista de mais de 50 mulheres cosmonautas que viajaram ao espaço desde que a soviética Valentina Tereshkova inaugurou a lista em 1963, dois anos após a histórica viagem de Iúri Gagárin.

A designação de Liu foi anunciada nesta semana após um longo processo de seleção que deu preferência a mulheres casadas e com filhos embora esse não seja o caso da escolhida. Isso porque, o voo espacial e a possível exposição à radiação pode causar infertilidade.

Além disso, com esta missão, a China realizará o primeiro acoplamento de uma nave tripulada ao módulo chinês Tiangong I, lançado no último mês de setembro e criado para hospedar os tripulantes e servir de base para os experimentos científicos que desenvolverão durante dez dias.

Os cosmonautas Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang embarcarão às 7h37 de sábado (horário de Brasília) na Shenzhou IX, que será propulsada ao espaço por um foguete desde o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto noroeste da China.

Esta será a quarta viagem tripulada da China depois das realizadas em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.

Com Efe

No http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=185953&id_secao=10

Nenhum comentário: