sábado, 2 de junho de 2012

Wagner, governador da Bahia, e Anilton, prefeito de PA, de conluio com a truculência, parecem saborear o sofrimento do povo baiano. No caso do prefeito, se ele afirma que as pessoas estão desinformadas, porque ele não organiza um encontro democrático com a comunidade e ele mesmo preste esclarecimentos sobre o que, de fato, está acontecendo com o dinheiro do FUNDEB, destinado ao pagamento do professor da rede estadual. Fica aqui o convite: Anlton e Esmeralda/APLB, promovam um encontro com a população para, juntos, debater sobre a greve.

Prefeito Anilton sai em defesa do governador Wagner, e diz que grevistas estão (des) informados


O “gente boa” parece saborear o sofrimento do povo de Paulo Afonso


Geraldo Alves
Do GANotícias, em Paulo Afonso - BA
 Créditos da Foto: Divulgação 
Na tarde desta sexta (01) em entrevista, no programa “Patrulha” das rádios cultura de Paulo Afonso, o prefeito Amilton Bastos (PFL/ DEM/ PDT) começou a fazer o dever de casa e saiu em defesa do governador Wagner, justificando que o mesmo não tem condições de promover o aumento de 22,22% para os professores da rede estadual de ensino. Acrescentando que as pessoas estão (des) informadas, sendo assim a grande expectativa girou no sentido de que, ele (prefeito) esclarecesse e socializasse as últimas informações que justificasse sua afirmação, coisa que não aconteceu, ou seja, esta querendo apenas agradar ao governador. Demonstrando claramente seu surpreendente apego ao cargo de gestor municipal, para quem ha bem pouco tempo atrás, se dizia não aceitar a condição sequer de uma nova eleição, quanto mais reeleição.


O que ficou claro é que o “gente boa” parece saborear o sofrimento do povo de Paulo Afonso e agora que se deu conta disso, ele não quer mais abrir mão da possibilidade de promover mais possíveis quatro anos de perseguição, retrocesso, desrespeito, afronta...


Após fechar Casa do Homem do Campo, Maternidade do Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) no complexo de bairros BTN, não nomeação de 1.800 concursados aprovados, não renovou o programa Segundo Tempo e uma série de outros (des) serviços praticados no comando do “ex-gente boa”. 


No http://www.ganoticias.com.br/index.php?pg=noticia&id=809 

O que é o FUNDEB? 

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.

É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.

A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.

A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim. O Ministério da Educação promove a capacitação dos integrantes dos conselhos.

Nohttp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12407

O que efetivamente se pode pagar aos profissionais do magistério, a título de remuneração, com a parcela de 60% do Fundeb?

Para efeito da utilização dos 60% do Fundeb, a remuneração é constituída pelo somatório de todos os pagamentos devidos, ou seja, o salário ou vencimento, 13º salário, 13º salário proporcional, 1/3 de adicional de férias, férias vencidas, proporcionais ou antecipadas, gratificações, horas extras, aviso prévio, gratificações ou retribuições pelo exercício de cargos ou função de direção ou chefia, salário família, etc) ao profissional do magistério, e dos encargos sociais (Previdência e FGTS) devidos pelo empregador, correspondentes à remuneração paga com esses recursos aos profissionais em efetivo exercício, independentemente do valor pago, da data, da freqüência e da forma de pagamento (crédito em conta bancária, cheque nominativo ou em espécie, mediante recibo), da vigência da contratação (permanente ou temporária, inclusive para fins de substituição eventual de profissionais que se encontrem, legal e temporariamente afastados), do regime ou vínculo de emprego (celetista ou estatutário), observada sempre a legislação federal que trata da matéria e as legislações estadual e municipal, particularmente o respectivo Plano de Carreira e Remuneração do Magistério.

No http://www.jornaloficial-ma.com.br/2007/4/17/Pagina363.htm

Nenhum comentário: